MP cria força-tarefa para investigar mortes no Jacarezinho

Operação policial deixou 28 mortos, a mais letal da história do RJ

Publicado em 11/05/2021 - 15:42 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (11) a criação de uma força-tarefa para apurar as mortes ocorridas na semana passada, durante uma operação policial contra traficantes na favela do Jacarezinho, zona norte da capital fluminense. A ação, considerada a mais letal do estado, deixou 28 mortos, incluindo o inspetor da Polícia Civil André Frias, baleado na cabeça no momento em que chegava à comunidade.

Além das circunstâncias das mortes, o procedimento vai investigar denúncias de abuso feitas por moradores, tentativas de homicídio contra policiais civis e dois passageiros, feridos dentro de um trem que passava pela região no momento do confronto. O MP também vai apurar a eventual remoção de corpos do local, o que caracteriza fraude processual.

O Ministério Público já começou a ouvir parentes e testemunhas para saber se houve excesso por parte das forças de segurança.

Durante coletiva de imprensa, o procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, explicou que as conclusões do trabalho devem ser apresentadas dentro do prazo de 4 meses.

A força-tarefa será coordenada pelo promotor de Justiça André Cardoso. Ele informou que aguarda o resultado das autopsias e laudos periciais para dar andamento ao trabalho, que pretende apurar, inclusive, indícios de execução.

A Polícia Civil nega que tenha havido excessos e execuções, sustenta que os mortos eram ligados ao tráfico de drogas e vinham aliciando crianças para o crime.

A ação, no entanto, tem sido questionada por organizações de direitos humanos e moradores do Complexo do Jacarezinho.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo