Novo Plano de Segurança da Amazônia terá mais 34 pontos de controle

Publicado em 12/07/2023 - 17:14 Por Madson Euler - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

O novo Plano de Segurança da Amazônia pretende criar 34 novas bases de apoio fluviais ou terrestres para Forças Policiais no local. O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, em entrevista para a Voz do Brasil dessa terça-feira, disse que a ideia é usar os recursos do Fundo Amazônia para custear a construção destes pontos de controle. 

As diretrizes do novo Plano de Segurança foram elaboradas com a participação dos governos dos estados da Amazônia. Na última sexta-feira, Dino se reuniu, em Brasília, com embaixadores e demais representantes de 23 países da União Europeia para apresentar o programa, batizado de Plano Amazônia: Segurança e Soberania. O ministro destacou a importância da cooperação internacional para efetividade do Plano.  

Pontos do plano de segurança, que já haviam sido anunciados pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluem a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização das capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, aumento de operações na Amazônia, aquisição e modernização de sistemas aeroespaciais e de equipamentos logísticos para as Forças Armadas.  

O plano prevê também aparelhamento e modernização de meios e infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal, a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional, com sede em Manaus, para a proteção da Amazônia, e de centros integrados de comando e controle, com ênfase em inteligência integrada. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Segurança

Rio de Janeiro registra diminuição da violência em março

Os bons resultados se estendem à letalidade violenta, que atingiu o menor percentual de vítimas em 34 anos.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer prevenir e monitorar casos de violência em escolas

O governo federal está implementando um protocolo para prevenir, identificar e monitorar casos de violência em escolas.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: EUA anulam condenações de Harvey Weinstein

E no Haiti, Michel Patrick Boisvert assume conselho de transição governamental com a tarefa de recuperar a estabilidade do país. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos negros cobram ações reparatórias de Portugal por escravidão

Manifesto é uma resposta à declaração do presidente português, Marcelo Rebelo de Souza, que reconheceu a culpa do país pelos crimes de tráfico e escravidão no Brasil. Entre as recomendações, estão o estabelecimento de acordos de colaboração efetiva com o Brasil que promovam a reparação a partir de investimentos financeiros. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

"Nosso marco é ancestral": milhares de indígenas marcham em Brasília

Ato faz parte da programação do Acampamento Terra Livre, que está na 20ª edição. Articulação dos Povos Indígenas do Brasil cobra do governo federal mais efetividade na demarcação das terras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF revalida demarcação da terra indígena Toldo Boa Vista, no Paraná

A demarcação tinha sido anulada pela Justiça Federal. Os indígenas alegaram que não foram citados no processo e conseguiram reverter a decisão. 

Baixar arquivo