Deputada estadual é investigada por integrar milícia no Rio de Janeiro

Lucinha, do PSD, foi afastada do mandato por decisão judicial

Publicado em 18/12/2023 - 15:36 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Agentes da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF) realizam uma operação para investigar a participação da deputada estadual Lucinha, do PSD, e de uma assessora em uma milícia que atua na zona oeste do Rio de Janeiro.  

Os policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Inhoaíba, na zona oeste, e também no gabinete da deputada, na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj).  

Além dos mandados, a justiça determinou o afastamento imediato das funções legislativas da deputada Lucinha; a proibição de manter contatos com determinados agentes públicos e políticos; assim como a proibição de frequentar a casa legislativa. 

As investigações apontam a participação ativa da parlamentar e de sua assessora na organização criminosa, especialmente na articulação política junto aos órgãos públicos, visando atender os interesses do grupo miliciano, que é investigado por organização criminosa, tráfico de armas de fogo e munições, homicídios, além de extorsão e corrupção.  

A operação Batismo, deflagrada hoje, é um desdobramento da operação Dinastia, realizada em agosto do ano passado, com o objetivo de desarticular a organização criminosa formada por milicianos que atuam na zona oeste da capital.

Nós tentamos contato com a assessoria da deputada Lucinha, mas não houve retorno.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Marquinha no braço: vacinação da BCG está abaixo da meta no Brasil

Aplicada logo após o nascimento do bebê, a vacina protege contra as formas graves de tuberculose. Nos seis primeiros meses de 2024, mais de 75% das crianças com menos de um ano de idade receberam o imunizante. A meta é atingir 90% dos recém-nascidos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileirão: em duelo de opostos, Palmeiras e Corinthians se enfrentam

A vitória deixa o Palmeiras a um ponto do líder Flamengo. Já para o Corinthians, os três pontos significam deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Baixar arquivo
Segurança

Em seis meses, Celular Seguro teve 60 mil aparelhos bloqueados

Mais de dois milhões de pessoas estão registradas no programa. Ministério da Justiça estuda implementar ferramenta de rastreamento e de recuperação de aparelhos, já em funcionamento no Piauí, em todo país.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Servidores ambientais de 24 estados e o DF estão em greve

Trabalhadores pedem uma reestruturação que valorize a área ambiental. A associação dos servidores informou que serviços essenciais, como combate aos incêndios, licenciamento ambiental e gestão das unidades de conservação, estão sendo prestados.  

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz confirma morte por meningite transmitida por caramujo no RJ

A morte foi em Nova Iguaçu, em abril deste ano. O verme causador da doença foi descoberto em caramujo aquático. A infecção nos seres humanos acontece quando as pessoas ingerem um caramujo infectado ou o muco liberado por ele, contendo as larvas do verme.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: enchentes na Suíça deixam pelo menos 4 mortos

E mais: Furacão Beryl chega ao Caribe e preocupa moradores das Ilhas de Barlavento e da Jamaica. Incêndios florestais atingem várias partes da Grécia.

Baixar arquivo