Bahia lança ações para forças de segurança que vão atuar no carnaval

Publicado em 16/01/2024 - 12:56 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

A Bahia se prepara para realizar um dos maiores carnavais do país.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado lançou nesta terça-feira (16), em Salvador, a Caravana Itinerante Biopsicossocial para ações preventivas.

A ideia é enfrentar a violência, além de ações integradas de qualificação de servidores e orientações para os profissionais que vão atuar no Carnaval.

Tudo faz parte do projeto de valorização da saúde das Forças de Segurança que vão atuar no pré-Carnaval e no Carnaval baiano.

Serão disponibilizados exames preventivos, médicos, educadores físicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos e dentistas. Os temas sobre combate à homofobia e ao racismo também serão debatidos com os profissionais de segurança.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a Caravana Itinerante deve ter continuidade em todo o estado.

No ano passado, a Bahia recebeu no Carnaval, 2,7 milhões de turistas. A ocupação média nos hotéis ficou entre 95% e 100%, segundo a Secretaria Estadual de Turismo. Outros destinos especiais do carnaval baiano são: Itacaré, Ilhéus, Maragogipe e Porto Seguro.

Neste mês, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia lançou o projeto Prevenir é Agir, Venha na Paz, para prevenção à violência no Carnaval 2024. O objetivo é brincar em segurança...

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo