logo Agência Brasil
Saúde

Niterói e São Gonçalo prorrogam confinamento para evitar covid-19

Decisão foi anunciada hoje; só podemo
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 15/05/2020 - 11:57
Rio de Janeiro
Praia de Icaraí, em Niterói, interditada para evitar proliferação de Covid-19
© Reuteres/Pilar Olivares/Direitos reservados

As cidades de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciaram hoje (15) a prorrogação das medidas de confinamento mais rígidas para conter a transmissão do novo coronavírus. Juntas, elas têm mais de 1,5 milhão de habitantes.

A prefeitura de Niterói fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais na manhã desta sexta-feira e anunciou que a prorrogação vai até 20 de maio, com previsão de flexibilização a partir do dia 21. 

O município estima que as ações de conscientização e isolamento social evitaram 500 mortes na cidade, que registrava 45 óbitos no balanço de ontem da Secretaria Estadual de Saúde.

Em Niterói, há permissão de deslocamento apenas por força de trabalho, para ida a serviços de saúde, a estabelecimentos autorizados a funcionar e para a compra de alimentos e medicamentos. As pessoas que estiverem nas ruas podem ser abordadas por autoridades e têm que esclarecer o motivo do deslocamento.

Já em São Gonçalo, a prorrogação do confinamento deve chegar a 31 de maio, acompanhando o decreto estadual. A cidade determinou o fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais, sendo vedado, ainda, que a população permaneça em vias e locais públicos.

São considerados essenciais farmácias, hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos, padarias, pet shops, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes (os dois últimos apenas para entregas em domicílio).

Segundo informações do balanço diário do estado do Rio, São Gonçalo tem 56 mortes e 614 casos confirmados de covid-19.