Prefeitura do Rio entrega tomógrafo em clínica da família

Aparelho é o 12º do tipo entregue em bairros de grande circulação

Publicado em 14/06/2020 - 17:10 Por Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella entregou, hoje (14), um tomógrafo de alta precisão na Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, em Rio das Pedras, na zona oeste da cidade. Este é o 12º equipamento deste tipo instalado em centros de imagem construídos em bairros de maior circulação, como parte da estratégia de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Os outros tomógrafos de alta precisão estão no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, e nas clínicas da Família na Barra da Tijuca, em Bangu, na Cidade de Deus, em Santa Cruz, em Campo Grande, no Recreio, também na zona oeste; de Del Castilho, Pavuna, Maré, Madureira, na zona norte; e na Rocinha, na zona sul. De acordo com a prefeitura, além dos tomógrafos, esses locais têm aparelhos de raios x digital para outros tipos de exames necessários.

Renovação

Dentro do planejamento de renovação do parque tecnológico das unidades de saúde da rede municipal, a prefeitura comprou, no ano passado, 27 tomógrafos de alta precisão e pagou valores mais baixo do que teria pago se a compra fosse feita após o início da pandemia.

Além dos tomógrafos, a prefeitura adquiriu 726 respiradores. O prefeito disse que após a pandemia, os tomógrafos ficarão de legado para essas áreas. Ao todo, o município investiu R$ 370 milhões na compra dos equipamentos e insumos.

Para Crivella, os tomógrafos são importantes para o tratamento da covid-19, porque é possível fazer uma antecipação dos diagnósticos. “Hoje Rio das Pedras está recebendo um equipamento extraordinário. O tomógrafo é o melhor exame para a covid-19, [pois] é aquele que faz a imagem do pulmão e se nós pegarmos [o diagnóstico da doença] no início, temos tudo para salvar esta pessoa”, disse o prefeito.

Pelos dados da prefeitura, no total, parte dos equipamentos instalados nessas comunidades realizaram mais de 930 exames. Os outros aparelhos estão em fase de ajustes técnicos, testes e treinamento de equipes para iniciar o funcionamento. Contando com os aparelhos também instalados em hospitais municipais, até agora, mais de 166 mil exames foram realizados. Conforme a administração municipal, por mês, cada tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem.

Doação de Sangue

Também neste domingo, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) lançou uma campanha para incentivar a solidariedade e ajudar na recomposição dos estoques de sangue dos hemocentros do estado, que durante a pandemia da covid-19 estão abaixo do ideal. A OndaVermelha CBMERJ, realizada no mês do doador de sangue, é comandada pela Diretoria de Assistência Social (DAS) e estimula a doação entre os militares.

O diretor de Assistência Social, coronel Fábio Couri, disse que a campanha traz um desafio entre os bombeiros. “A tropa está sendo chamada a participar doando e divulgando a importância desta ação na internet. A ideia é que cada militar, que doe, poste uma foto nas suas redes sociais desafiando três colegas a doar também. Basta sinalizar a #OndaVermelhaCBMERJ”.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, Roberto Robadey Jr, disse que esta não é a primeira vez que a corporação faz parceria com o Hemorio. “Doar é um ato voluntário e altruísta. Nós, que já salvamos vidas no dia a dia, temos a oportunidade de ajudar ainda mais. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Entre nessa onda de solidariedade”, pediu.

O voluntário que precisar de informações adicionais, pode ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708). Não há risco de contrair coronavírus pelo ato de doar sangue, que é um procedimento seguro. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no centro do Rio.

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Live Jair Bolsonaro 13.08.2020
Política

Bolsonaro: não existe tentativa de furar o teto de gastos

Bolsonaro defendeu a realização de investimentos públicos em áreas sociais e obras de infraestrutura, mas disse que não existe tentativa de "golpe" para "furar o teto".

A partir de hoje (17) estão liberadas as práticas de esportes coletivos como vôlei, futevôlei, beach tennis e futebol nas praias do Rio de Janeiro.
Geral

Senado aprova auxílio de R$ 600 para trabalhadores do esporte

O Senado aprovou hoje um projeto de lei que regulariza o recebimento do auxílio emergencial por funcionários e atletas do setor de esportes.

Edifício sede do Superior Tribunal de Justiça STJ
Justiça

Ministro do STJ revoga prisão domiciliar de Queiroz e esposa

 Fabrício Queiroz é investigado em um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. 

Vista geral da favela Morro Azul, na zona sul do Rio de Janeiro.
Geral

Rio: 1,4 mil mortes por covid-19 foram em favelas, mostra painel

Número se referem às favelas da capital. O estado do Rio de Janeiro registrou 14.080 óbitos desde a chegada do novo coronavírus no Brasil, dos quais 8.612  na capital.

O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo
Justiça

TSE adia decisão a respeito de tese sobre abuso de poder religioso

Até o momento, os ministros Alexandre de Moraes e Tarcísio de Carvalho Neto votaram contra a medida. Somente o relator, Edson Fachin, defendeu a tese para punição. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

TJRJ determina que escolas se preparem para retorno, mesmo em greve

Decisão diz que 70% dos funcionários do administrativo devem retornar ao trabalho presencial, mesmo durante a greve, para prepararem a volta às aulas.