Líderes de povos tradicionais fazem protesto no Ministério da Cultura

Publicado em 08/08/2018 - 22:16 Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Organizações e ativistas de religiões de matriz africana, de povos indígenas e de camponeses ocuparam ontem (7) uma das sedes do Ministério da Cultura, em Brasília. As entidades reivindicam medidas da pasta de promoção da diversidade cultural e de fortalecimento das manifestações tradicionais.

Os manifestantes cobram uma atuação mais efetiva do ministério na implementação das ações previstos na Lei Cultura Viva, que prevê financiamento de projetos de apoio a manifestações culturais diversas. É o caso, por exemplo, das iniciativas conhecidas como pontos de cultura.

Os líderes dos protestos alegam que os repasses financeiros estão parados. Além do problema da falta de recursos, os manifestantes também afirmam que a gestão do ministério criou obstáculos burocráticos na prestação de contas. Neste sentido, os militantes também cobram alterações nas exigências para o recebimento das verbas.

“Essa lei atende camponês, indígena, povos de terreiros. Este é o programa de maior capilaridade da diversidade cultural do Brasil e o programa foi desmantelado por essas gestões. Pagaram o primeiro ano e não os outros”, critica o mestre Aderbal Ashogun, como é conhecido Obau Jumi, uma das lideranças do protesto.

Saberes tradicionais

Outra reivindicação é a defesa e atuação do governo para a aprovação do Projeto de Lei 1.176, de 2011, que institui a Política Nacional de Proteção e Fomento aos Saberes e Fazeres das Culturas Tradicionais de Transmissão Oral do Brasil. A matéria prevê, por exemplo, ajuda financeira a mestres reconhecidos por seu conhecimento em culturas tradicionais, bem como a seus aprendizes. A proposta também prevê outros mecanismos de incentivo e apoio a essas expressões e seus mestres.

O PL, de autoria do ex-deputado Edson Santos (PT-RJ) e que tem outras matérias apensadas, tramita na Câmara dos Deputados. Ela foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação e na Comissão de Cultura, tendo sido remetida à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Nesta, a relatora, deputada Érika Kokay (PT-DF), apresentou parecer favorável. Se for aprovado na comissão, a matéria vai diretamente ao Senado, sem votação em plenário.

Reunião

Segundo o mestre Aderbal Ashogun, o grupo – que envolve a Frente Liberta Matriz Africana, a Rede de Terreiros do DF, a Rede Afroambiental, a União Nacional de Camponeses e lideranças indígenas – conversou com a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Claudia Pedrozo, hoje (8), mas o diálogo não avançou. Uma nova reunião, acrescenta o organizador da mobilização, foi marcada para a manhã desta quinta-feira (9).

Os manifestantes saíram da sede mas continuam em frente ao prédio. A Agência Brasil entrou em contato com o Ministério da Cultura, mas não obteve retorno até o momento de publicação da reportagem.

Edição: Davi Oliveira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Final Ceará e Bahia, Copa do Nordeste 2020
Esportes

Ceará e Bahia decidem o título da Copa do Nordeste 2020

Vozão venceu o jogo de ida e pode até perder pela diferença de um gol que levanta a taça. Já o Tricolor Baiano busca reverter a desvantagem para faturar o tetra.

National Institute of Allergy and Infectious Diseases Director Dr. Anthony Fauci attends daily coronavirus response briefing at the White House in Washington
Internacional

Fauci diz que estados norte-americanos deveriam considerar lockdown

Para principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, é crucial que epidemia seja contida antes do outono no Hemisfério Norte, quando os casos de gripe comum disparam.

A Polícia Federal prende o banqueiro Eduardo Plass em nova etapa da Operação Hashtag, desbodramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Geral

Polícia Federal faz operação contra fraudes nos Correios

 

Cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento inferior, dando prejuízo de R$ 94 milhões aos Correios. Foram expedidos mandados de afastamento de funcionários.

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Ceara - Maracana Stadium, Rio de Janeiro, Brazil - November 27, 2019   Flamengo's Diego Alves, Diego and Everton Ribeiro celebrate with the trophy after winning the Brasileiro Championship
Esportes

Coluna – Quem vai brigar pelo título do Brasileirão 2020?

O jornalista Sergio du Bocage avalia as chances das equipes que vão disputar a Série A a partir do próximo fim de semana, com final previsto para 24 de fevereiro de 2021.

estudantes na Califórnia
Internacional

Professores fazem carreatas nos EUA contra reabertura de escolas

Profissionais de educação também pedem ajuda financeira para pais em necessidade, a suspensão das ordens de despejo, fechamentos e pagamento de auxílio em dinheiro. 

Unicamp
Saúde

Estudo da Unicamp apresenta nova forma para tratar esquizofrenia

 “O que a gente traz são proteínas que podem ser novos alvos terapêuticos para um tratamento mais eficaz da esquizofrenia”, disse o pesquisador Daniel Martins-de-Souza, que participou do trabalho.