Dossiê “Terra Rasgada" detalha avanço do garimpo nas terras indígenas

Publicado en 17/03/2023 - 14:57 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Omissão das autoridades, falta de fiscalização, fragilidade das leis e vulnerabilidade das áreas exploradas. Essas são algumas das causas para a expansão do garimpo ilegal em Terras Indígenas na Amazônia.

Um verdadeiro surto, segundo o dossiê “Terra Rasgada: como avança o garimpo na Amazônia brasileira”, divulgado pela Aliança em Defesa dos Territórios. Essa Aliança foi criada em 2021 pelos povos Yanomami, Mundukuru e Kayapó. Os três são os mais atingidos pela atividade ilegal. Segundo o relatório, a expansão de garimpos nessas regiões quadruplicou entre 2010 e 2020.

Uma das lideranças indígenas, a Maial Kayapó, fala sobre a importância do documento. A expansão dos garimpos foi facilitada, segundo o dossiê, por medidas administrativas e decisões políticas do governo anterior aliado ao recorde histórico do preço do ouro em meio à pandemia. A falta de rastreabilidade garante que o metal extraído seja legal também é apontado como um problema.

E aí, entra a atuação – ou melhor, a “omissão institucional notória e generalizada” da Agência Nacional de Mineração. E até o vazamento de informações, de operações de fiscalização e combate ao garimpo ilegal. A reportagem procurou a ANM, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

E com o garimpo ilegal vem os crimes relacionados: tráfico de drogas, trabalho análogo à escravidão, exploração sexual, e a cooptação de indígenas para o garimpo ilegal. Além da violência dentro das terras, como explica Maial Kayapó.

A solução, segundo o relatório, pode passar pela proteção integral das terras indígenas, como, por exemplo, o aumento da fiscalização, o bloqueio de estradas a destruição de pistas de pouso clandestinas, de meios de transporte e maquinário e a interrupção de serviços como o de internet para os garimpos dentro das Terras Indígenas.

O controle da cadeia de produção e venda do ouro também é importante. Como o cancelamento das Permissões de Lavra Garimpeira ociosas por mais de 90 dias, o bloqueio das exportações por parte das empresas comerciais que tenham efetivado a primeira aquisição de ouro e a implementação da Nota Fiscal de Aquisição de Ouro eletrônica.

Além da atuação do Coaf, Receita Federal e ANM como o desenvolvimento de mecanismos de rastreabilidade do ouro, desde a origem até o vendedor final.

Edición: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Deportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
General

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
General

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Salud

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economía

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo