logo Agência Brasil
Economía

Alckmin exalta ajuste fiscal e projeta ano melhor para o país

Vice reforçou a importância da reforma tributária e do déficit zero
Baixar
Gésio Passos
23/12/2024 - 23:34
Brasília
Brasília (DF), 13/09/2024 - O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante entrevista sobre a regulamentação do programa Depreciação Acelerada, que tem como objetivo modernizar o parque industrial brasileiro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro de Indústria e Comércio, projeta um ano melhor para o país com o ajuste fiscal já feito pelo governo. O vice concedeu uma entrevista para os veículos da EBC nesta segunda-feira (23).

Alckmin reforçou a importância da reforma tributária e do déficit zero para fortalecimento da economia. O ministro exaltou as conquistas históricas e falou em redução da inflação e dos juros. O vice-presidente considera que a parte mais significativa das medidas de corte de gastos foi aprovada pelo Congresso. 

Ele lembra que as condições climáticas foram desfavoráveis, levando à inflação dos alimentos neste ano, mas essa situação deve mudar em 2025. Segundo o vice-presidente, a produção agrícola nacional deve passar de 6% ano que vem. 

Geraldo Alckmin aponta que o cenário internacional também influenciou a desvalorização do Real. Para ele, o acordo do Mercosul com a União Europeia pode favorecer a geração de empregos, com aumento das exportações. O acordo ainda precisa ser aprovado pelos países membros do Mercosul e da União Europeia.