Endividamento das famílias caiu em outubro, diz Banco Central
![Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O endividamento e o comprometimento de renda das famílias caíram em outubro, de acordo com as estatísticas monetárias e de crédito de novembro, publicado nesta sexta-feira (27) pelo Banco Central. Esses dados das famílias estão um mês defasados, porque levam mais tempo para serem disponibilizados pelo IBGE.
A taxa de famílias endividadas ficou em 47,9%, uma leve queda de 0,1 ponto percentual em relação a outubro e 0,2 em doze meses.
Já o comprometimento da renda caiu pelo segundo mês seguido, chegando a 26,3% das famílias.
Em novembro os bancos aumentaram a quantidade de dinheiro disponível para empréstimos. O estoque aumentou 1,2% em novembro, alcançando R$ 6,3 trilhões.
A taxa média dos juros, nos empréstimos negociados no mercado, para as famílias, ficou em 53,4% ao ano, alta de quase um ponto percentual em um mês. Isso por causa especialmente do cartão de crédito rotativo, que alcançou a taxa de 445,8% ao ano, a maior de todas.
Para as empresas, essa taxa média de juros se aproximou de 22%.
![Marcello Casal JrAgência Brasil Economia, Moeda, Real,Dinheiro, Calculadora](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução Os trabalhadores da montadora Fiat Chrysler Automobiles constroem um modelo Argo 2020, em meio à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19), na fábrica de montagem em Betim](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2024 - O secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, se reuniu com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), pós episódios de violência na capital fluminense. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)