Volta às aulas: preço de material escolar pode variar mais de 900%
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Procon do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor realizaram, entre 2 e 8 de janeiro, uma pesquisa de itens escolares mais procurados neste período de volta às aulas, como lápis preto, borracha, caderno e canetas variadas. Nos 12 sites pesquisados, as variações entre produtos da mesma categoria e marca chegaram a 945%.
Além disso, a Secretaria e o Procon também foram autuaram seis estabelecimentos por venderem materiais escolares com ausência de preços em produtos expostos à venda.
Observando as principais dúvidas que os pais e responsáveis têm nessa época do ano, as instituições também estão dando orientações em suas redes sociais sobre lista de material escolar, matrícula, rematrícula, reajuste, entre outros temas. O secretário da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor Gutemberg Fonseca dá algumas dicas.
“Antes de comprar verifique se o material é apropriado para a idade do seu filho. Itens com partes pequenas podem apresentar risco de asfixia. Então observe sempre as recomendações do fabricante. Procure também pelo selo do Inmetro”.
O secretário reforça ainda a importância de se buscar produtos de qualidade, evitando materiais frágeis ou com sustâncias tóxicas, que podem ser perigosos. Ele também relembra a necessidade de atenção a lista de materiais.
“Lembre-se que as instituições não podem exigir marcas, lojas específicas, ou itens de uso coletivo como materiais de limpeza”.
Ele também destaca a velha e boa dica: pesquisar preços e exigir a nota fiscal.
![Reprodução X /Copinha Fortaleza avança à terceira fase da Copinha 2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Brasília 17/03/2023 - Fotos para ilustrar matéria sobre imposto de renda, o prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 9h desta quarta-feira (15) e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. A mudança, segunda a Receita, foi necessária para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.
Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)