Brasil registra alta de 11% na concessão de crédito
![rupixen/Pixabay Cartões de Crédito. Foto: rupixen/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Apesar dos juros altos, a concessão de empréstimos cresceu no Brasil em 2024, segundo as Estatísticas monetárias e de crédito, divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central.
O saldo das operações no Sistema Financeiro Nacional totalizou 6 trilhões e quatrocentos bilhões de reais no ano passado, um aumento de quase 11% em relação a 2023.
No crédito livre, em que os preços são negociados entre bancos e clientes, as famílias emprestaram mais de dois trilhões de reais, crescimento de mais de 12%. Destaque para o cartão de crédito à vista, crédito pessoal não consignado, consignado do INSS e financiamentos de veículos.
Já as empresas emprestaram um trilhão e seis bilhões de reais em 2024, aumento de quase 8,5%.
Apesar do aumento na concessão de empréstimos, a inadimplência caiu. O índice de pessoas físicas com atrasos acima de 90 dias ficou em 5,3%, com redução de 0,3 pontos percentuais. Já as empresas inadimplentes ficaram em 2,5%, queda de 0,6.
A taxa média de juros no crédito livre ficou em 40,8% ao ano.
![Governo do Estado do Ceará/Divulgação Brasília (DF) 27/01/2025 - XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará contam com a participação de 900 indígenas
Foto: Governo do Estado do Ceará/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![rupixen/Pixabay Cartões de Crédito. Foto: rupixen/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 26/01/2025 - Forte chuva causa alagamento na entrada do estádio do MorumBIS. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 27/06/2024 presidente do BC, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen, na sede do BC, na Avenida Paulista divulgam Relatório da Inflação. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)