Data relembra libertação de Auschwitz e alerta para o nazismo
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 26/01/2025 – Ato pelos 80 anos da libertação de Auschwitz e em memória das vítimas do Holocausto, no Palácio da Cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
27 de janeiro de 1945.
Há 80 anos, cerca de 7 mil prisioneiros de Auschwitz eram libertados pelo exército soviético. A queda do campo de extermínio é tida como o símbolo da derrota do nazismo. E, por isso, a data é desde 2005 reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.
Oito décadas depois, aqui no Brasil, Clara Ant, filha de sobreviventes do Holocausto, é uma das que lutam para que os horrores da época não sejam esquecidos. Nem repetidos. Os pais poloneses se conheceram no Cazaquistão e acabaram fugindo para a Bolívia, onde ela nasceu. Os pais e alguns poucos parentes conseguiram escapar. Mas, pelo menos 40 deles, não.
Ele perdeu 41 pessoas do sobrenome dele lá na cidade dele chamada. A minha mãe ela viu cenas terríveis cenas de extermínio mesmo, onde enfileira dezenas de homens Metralha eles e é soterra numa vala comum, isso é era a rotina dos dias da nazistas da guerra da Segunda Guerra Mundial isso
Tempos, segundo ela, de sombra. Mas de luz também.
Clara Ant, que nasceu na Bolívia e veio para o Brasil aos 10 anos. Na vida adulta, se tornou militante contra o regime militar e ativista política, assessorando, inclusive, o presidente Lula nos dois primeiros mandatos, na elaboração de políticas públicas, como o Fome Zero.
Ela fala com preocupação do cenário atual em que a apologia ao nazismo e a símbolos nazistas tem aumentado. Citando o gesto de Elon Musk, na posse de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos na semana passada, ela lembrou que nazismo e antissemitismo é crime aqui no Brasil.
É uma luta diária sem passar pano para ninguém, de acordo com Clara Ant, nem para nenhuma ação para que extermínios como o holocausto nunca voltem a acontecer.
![REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados Tempestade, chuvas em São paulo, Raios, Vista geral da queda de raios sobre São Paulo e parte da cidade de São Bernardo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![CNA/ Wenderson Araujo/Trilux Pecuária de corte, Bovinocultura de corte, Gado confinado, Boi](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 15/01/2025 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta nova versão da PEC da Segurança Pública no Ministério da Justiça. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Geovana Albuquerque/ Agência Brasília Estudantes em escola Bilingue. Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro - Manifesto realizado na praia de Copacabana lembra as vítimas da transfobia no Brasil. (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 03/12/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do lançamento e implementação da Missão 1 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)