![Reuters/Ricardo Moraes/ Direitos Reservados Refugiados, Venezuelanos, Crise
REUTERS/Ricardo Moraes](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Equipes técnicas da Casa Civil, dos Ministérios do Desenvolvimento Social, da Justiça, da Saúde, além da Polícia Federal e da Força Tarefa em Roraima, se reúnem - de novo - nesta quarta-feira (29).
Na pauta, a elaboração de uma estratégia para garantir o atendimento dos venezuelanos em Roraima no âmbito da Operação Acolhida.
É que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu por três meses o repasse de recursos para a Organização Internacional para as Migrações, órgão da ONU que atua na região, fazendo o primeiro atendimento aos imigrantes venezuelanos que cruzam a fronteira.
A Cáritas, organização católica que também faz esse atendimento complementar, interrompeu as atividades na região depois da suspensão dos recursos. Foram afetados serviços emergenciais de água, saneamento e de higiene, já que a entidade depende 100% das verbas norteamericanas.
Tanto a reunião que ocorreu nessa terça, quanto a reunião desta quarta, têm como objetivo traçar um plano emergencial, especialmente com relação aos recursos, para os próximos 15 dias.
As ações serão, depois, repassadas aos ministros e discutidas com o presidente Lula.
O governo reforça que a Operação Acolhida, criada em 2018 continua. As autoridades brasileiras estão mobilizadas e trabalham, também, na realocação de servidores: médicos, assistentes sociais, policiais. Isso para que as atividades essenciais sejam mantidas.
![Reuters/Ricardo Moraes/ Direitos Reservados Refugiados, Venezuelanos, Crise
REUTERS/Ricardo Moraes](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 16/01/2025 - Forte chuva no centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte shaadjutt/FREEPIK Brasília (DF) 29/01/2025 - Celac cancela reunião devido à crise entre Colômbia e Estados Unidos
Encontro sobre migrantes tinha sido marcado para esta quinta-feira
Arte shaadjutt/FREEPIK](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 29/01/2025 O ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados Tempestade, chuvas em São paulo, Raios, Vista geral da queda de raios sobre São Paulo e parte da cidade de São Bernardo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro - Manifesto realizado na praia de Copacabana lembra as vítimas da transfobia no Brasil. (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)