![Edgard Garrido/Reuters/Direitos reservados Protesto contra o feminicídio e violência contra mulheres.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A exemplo do que acontece nos estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, o Distrito Federal também passa a adotar o sistema de recompensas, que poderão ser pagas a quem der informações úteis que resultem na prisão dos autores de dois crimes de feminicídio ocorridos em 2016 e 2017.
A utilização do sistema foi solicitada pelos delegados responsáveis pelos casos. Para que seja oferecida a recompensa, o delegado responsável pela investigação de um determinado crime deverá enviar a solicitação ao delegado-geral da Polícia Civil, que por sua vez submeterá ao secretário de Segurança Pública.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, disse que esse é o último recurso a ser utilizado em uma investigação e lembra que a medida possibilita a participação sigilosa da população nesses casos. O sistema foi instituído a partir de uma lei distrital e os valores a serem pagos serão retirados do Fundo de Segurança Pública do Distrito Federal. Após avaliação do caso pelo chefe da pasta e definição do valor a ser pago, as informações serão publicadas.
*Com informações da Agência Brasília e locução de José Carlos Andrade
![Edgard Garrido/Reuters/Direitos reservados Protesto contra o feminicídio e violência contra mulheres.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/EBC como vídeos e comentários postados na internet podem influenciar os interesses e comportamentos individuais](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Agência Petrobras gás natural](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 29/01/2025 - Os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, com o ministro do Esporte, André Fufuca, na aprovação pelo Comitê Olímpico Brasileiro da candidatura das cidades aos Jogos Pan-americanos de 2031. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)