![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O acesso aos sistemas do Banco Central que contêm dados de pessoas físicas e jurídicas, como o Sistema Valores a Receber e Registrato, será ainda mais seguro. A partir do dia 13 de fevereiro, o usuário, além de usar as contas Gov.br Ouro ou Prata, terá que fazer a verificação em duas etapas para acessar os serviços.
Para habilitar essa nova ferramenta de segurança, é preciso instalar no seu celular o aplicativo Gov.br, disponível na Google Play e na App Store.
No primeiro acesso ao aplicativo Gov.br, o dispositivo usado será vinculado à conta gov.br do cidadão.
Também será necessária a realização da validação facial para configuração da verificação em duas etapas. O próprio aplicativo orienta o usuário.
No caso do Sistema de Valores a Receber, a consulta pública para saber se o cidadão tem algo a receber não muda. Mas, para pedir a devolução, precisa das duas etapas.
Já o acesso ao Registrato, que permite ao usuário consultar suas informações financeiras, empréstimos e chaves Pix, vai cobrar as duas etapas de segurança.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ruth Toledo/Arquivo Público-SP VIOLÊNCIA À IMPRENSA; DITADURA; CENSURA - Reunião de Intelectuais contra a Censura, 1967. Foto: Ruth Toledo/Arquivo Público-SP](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 07/02/2025 - Ar condicionado. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Magé (RJ), 15/10/2024 - Exemplar do mangue-vermelho (Rhizophora mangle), também conhecido como sapateiro, em manguezal na Piedade banhado pelo Rio Majé, que desagua na Baía de Guanabara. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF) 11/12/2023 – A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)