Vacinação contra a gripe começa em vários estados

A vacinação contra a gripe já começou em vários estados do país.
O imunizante reduz complicações graves e internações causadas pela influenza.
A dose é atualizada anualmente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e B.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do grupo prioritário, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos.
Esse grupo representa um público-alvo de 50 milhões de pessoas.
Apesar de a campanha oficial começar no dia 7 de abril, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios que já receberam as doses do imunizante que comecem a estratégia de reforço.
O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, o infectologista Renato Kfouri, ressaltou a importância da vacinação antes do inverno, quando ocorrem mais casos de influenza.
O infectologista Renato Kfouri também faz um alerta para as pessoas não caírem em notícias falsas sobre a vacina contra a gripe.
A vacina de gripe é uma das que mais sofrem com relação a mitos, que a vacina pode causar doença. Não existe essa possibilidade. A vacina é uma vacina inativada, feita com vírus morto, portanto incapaz de causar doença.
As vacinas contra a gripe são seguras, eficazes e gratuitas.
Para este ano, o Ministério da Saúde comprou 74 milhões de doses.
Até o fim do primeiro semestre, vão ser distribuídas quase 68 milhões de doses nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Já no segundo semestre, vão ser 6 milhões de doses para a Região Norte.
O valor total desse investimento nas vacinas para 2025 é de R$ 1,3 bilhão.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.