Liga de Natação: Guilherme Guido brilha na abertura da semifinal

Paulista ganha os 50 costas e alcança marca expressiva nos 100 costas

Publicado em 14/11/2020 - 11:43 Por Juliano Justo - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional - São Paulo

Guilherme Guido. Esse é o nome do principal destaque brasileiro na abertura da semifinal da Liga Internacional de Natação ocorrida na manhã deste sábado (14), em Budapeste (Hungria). Nadando pela equipe London Roar, o paulista venceu os 50 metros costas. Foi a terceira vitória dele nos 50 metros e a quarta conquista do nadador em provas individuais em 2020. Guido cravou o tempo de 22seg89, sendo o único nadador a completar a distância em menos de 23 segundos.

Na sequência, o brasileiro abriu o revezamento do London Roar, campeão do 4×100 metros medley. Guido, no estilo costas, fechou com 49seg40, marca inferior ao recorde sul-americano da prova. O recorde sul-americano é do próprio Guilherme Guido, 49seg45 alcançados na semifinal do Mundial de Hangzhou em 2018. Além do brasileiro, completaram o revezamento vencedor do London Roar o britânico Adam Peaty (54seg84 no nado peito), o alemão Marius Kusch (49seg30 no borboleta) e o britâncio Duncan Scott (45seg96 no estilo livre).

Nas semifinais, oito times estão divididos em duas chaves de quatro equipes. Os dois primeiros de cada grupo avançam à decisão desta temporada. As definições da primeira semifinal seguem neste domingo (15), a partir das 8h, no horário de Brasília. Assim como ocorreu neste sábado, vão se enfrentar os nadadores das equipes Energy Standard, London Roar, Tokyo Frog Kings e NY Breakers.

A segunda semifinal (com provas ocorrendo no domingo e na segunda-feira, a partir das 14h, horário de Brasília) colocará frente a frente os representantes dos times Cali Condors, LA Current, Team Iron e Toronto Titans. A competição pode ser acompanhada ao vivo no site https://isl.global/.

A Liga Internacional de Natação (ISL, sigla em inglês) é disputada em piscina curta (25 metros), distância diferente da utilizada nos Jogos Olímpicos, que é a de 50 metros. Nesta temporada, a liga, que está sendo disputada pelo segundo ano seguido, é o maior evento da modalidade. Começaram o torneio aproximadamente 400 atletas, divididos em 10 times de vários países. As provas decisivas estão previstas para os dias 21 e 22.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias