Conmebol critica suspensão ao uruguaio Cavani
![Pool via Reuters/Martin Rickett/Direitos Reservados .Cavani, manchester united](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) juntou-se às crescentes críticas contra a Federação Inglesa (FA), nesta terça-feira (5), ao condenar a suspensão de três jogos dada ao uruguaio Edinson Cavani por declaração considerada racista.
Cavani foi punido na semana passada com três jogos de suspensão e multado em 100 mil libras (cerca de US$ 136 mil) por postar uma mensagem em seu perfil no Instagram para um amigo com o termo “negrito”, classificado pela FA como racista, após vitória de seu time, o Manchester United, sobre o Southampton, em 29 de novembro.
A FA alegou que a postagem trouxe descrédito ao esporte. O atacante pediu desculpas por qualquer mal-entendido e se recusou a contestar a sanção.
“A medida disciplinar aplicada ao jogador uruguaio claramente não leva em conta as características culturais e o uso de certos termos falados no cotidiano do Uruguai”, disse a Conmebol em nota.
La CONMEBOL expresa su solidaridad con @ECavaniOfficial
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) January 5, 2021
🔗 https://t.co/0UdnLP3jRZ pic.twitter.com/tFPoxht22E
“A Conmebol condena e sempre condenará com a maior energia qualquer manifestação racista ou discriminatória, mas o caso específico pelo qual Cavani sofreu sanção não constitui uma delas”, diz a entidade sul-americana.
A posição da Conmebol foi anunciada após protestos semelhantes da Associação Uruguaia de Futebol e de um sindicato de jogadores profissionais uruguaios.
![Bruno Spada/Câmara dos Deputados Plenário Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)