Julgamento de Daniel Alves por agressão sexual começa na Espanha

Promotor público pede pena de nove anos de prisão e indenização

Publicado em 05/02/2024 - 12:48 Por Joan Faus* - Barcelona

O ex-jogador da seleção brasileira Daniel Alves foi a julgamento nesta segunda-feira (5), acusado de agredir sexualmente uma mulher no banheiro de uma boate de Barcelona em 2022.

O lateral-direito de 40 anos foi preso em janeiro do ano passado e, desde então, está em prisão preventiva na cidade.

O brasileiro inicialmente negou qualquer encontro sexual com a mulher, que ele disse que não conhecia. Posteriormente, ele afirmou que teve relações sexuais consensuais com a acusadora, acrescentando que havia negado inicialmente para proteger seu casamento.

O caso atraiu uma atenção significativa não apenas por Daniel Alves ser uma pessoa conhecida, mas porque agressão sexual é um tema político dominante na Espanha, mais notavelmente ainda após o suposto beijo não consensual que o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, deu nos lábios de uma jogadora após a vitória de sua equipe na Copa do Mundo de futebol feminino em agosto passado.

Na Espanha, uma alegação de estupro é investigada sob a acusação geral de agressão sexual e as condenações podem levar a penas de prisão de quatro a 15 anos.

Um promotor público espanhol está pedindo uma pena de nove anos de prisão e que Daniel Alves pague uma indenização de 150 mil euros (R$ 807 mil) à mulher.

O brasileiro compareceu ao tribunal na segunda-feira (5). Sua mãe e irmão foram vistos chegando ao tribunal, enquanto seu advogado e o advogado da vítima também foram vistos entrando no prédio.

Um painel de três juízes supervisionará o julgamento, que deve durar três dias no mais alto tribunal de Barcelona. Ele incluirá o depoimento de Daniel Alves, da suposta vítima e de cerca de 30 outras pessoas.

A suposta vítima vai depor por trás de uma tela e, na gravação do julgamento, sua voz e imagem serão distorcidas para proteger sua identidade.

O estupro coletivo de uma adolescente em 2016, durante o festival de corrida de touros de San Fermín, levou ao endurecimento das leis de violência sexual na Espanha e provocou um exame de consciência nacional sobre o assunto, que continua até hoje, em meio a altos índices de violência de gênero.

Daniel Alves é um dos jogadores de futebol mais vitoriosos da história, tendo conquistado mais de 40 troféus pela seleção e clubes como o Barcelona. Após sua prisão, ele foi dispensado pelo Pumas UNAM, do México.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias