logo Agência Brasil
Geral

Governo cancela registro de quatro cubanos que abandonaram Mais Médicos

Aline Valcarenghi - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 19/02/2014 - 19:32
 - Atualizado em 20/02/2014 - 15:01
Brasília
Mais Médicos
© Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou hoje (19) no Diário Oficial da União o cancelamento do registro provisório de quatro médicos cubanos que deixaram o Programa Mais Médicos. Eles não podem mais exercer a medicina no Brasil. Os cubanos estão entre os 89 médicos que foram desligados do programa. O grupo foi notificado pelo ministério no dia 12 para se manifestar.

Apenas os quatro cubanos tiveram os registros cancelados, pois os documentos tinham sido emitidos pelo ministério. Entre eles, está o médico Ortelio Jaime Guerra, que atuava em Pariquera-Açu, no estado de São Paulo, e foi embora para os Estados Unidos. A médica cubana Ramona Rodriguez não está na lista, pois o desligamento dela já havia sido formalizado antes.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 profissionais comunicaram a desistência depois da notificação. Tanto os que explicaram motivo para abandono do programa quanto os que não comunicaram foram desligados. Segundo a pasta, não é necessário publicar cada desligamento, somente o cancelamento dos registros provisórios concedidos pelo ministério.

Do total, 80 são brasileiros, cinco estrangeiros inscritos individualmente e os quatro cubanos contratados por meio do acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde.

 

* Matéria e título alterados às 15h01, do dia 20 de fevereiro de 2014, para correção e acréscimo de informação. Diferentemente do informado, a publicação menciona o cancelamento do registro provisório dos quatro médicos cubanos, e não a lista com os nomes dos 89 médicos descredenciados