Em novo sistema, usuário pode conferir dados cadastrais no plano de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibilizou sistema que permite aos usuários conferir os seus dados cadastrais nos planos de saúde. Chamado Comprova, o usuário pode verificar o nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e os números do CPF e do Cartão Nacional de Saúde.
“É importante ele [consumidor] ter esses dados cadastrais de forma correta, porque isso facilita o contato dele com a ANS, facilita usar alguns serviços como, por exemplo, a portabilidade de carências, se ele quiser migrar de um plano para outro”, disse hoje (26) à Agência Brasil o diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial da ANS, Leandro Fonseca, acrescentando que a agência irá desenvolver outros projetos a partir do cadastro. “ E aí, ter um cadastro certinho, regular, é importante para o beneficiário”.
Leandro Fonseca disse que se houver inconsistência no cadastro, o sistema aponta o erro. A agência recebe a informação de forma automática e “vai em cima da operadora, para ela corrigir a informação de cadastro daquele beneficiário”. O consumidor pode também usar o sistema para comprovar que tem um plano de saúde. “É por isso que o sistema emite um comprovante de dados cadastrais”.
De acordo com a legislação de saúde suplementar, as operadoras de planos de saúde devem repassar à ANS os dados cadastrais dos beneficiários, a cada mês. A agência tem a obrigação de monitorar. “Mas como qualquer agência, a gente precisa também zelar para que a qualidade da informação seja cada vez melhor. E um instrumento para a gente aferir a qualidade da informação cadastral que está sendo dada pela operadora é justamente esse sistema, que nos ajuda a verificar a qualidade desse dado”.
Segundo o diretor, a ANS está elaborando outros serviços a partir do sistema Comprova, como o uso do Código de Controle Operacional (CCO), número que identifica o beneficiário de plano de saúde, para que o consumidor possa consultar locais de atendimento da rede credenciada. “A ideia é que o consumidor possa entrar com essa informação do CCO dele no site [da ANS] e consiga ver um mapa, no qual terá a informação de onde está um prestador associado ao seu plano. É como se ele visse no mapa qual é o hospital que está próximo, qual é a clínica que tem convênio com o seu plano”, disse, alertando que não há data para lançamento desse serviço.
Fonseca acrescentou que a agência pretende aprimorar a comunicação com as operadoras para que corrijam os dados cadastrais dos beneficiários pela própria internet.