Ministro vai pedir ao Congresso aprovação do marco regulatório para as ONGs
O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse hoje (12) que recebeu com “tranquilidade” a convocação para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre denúncias de irregularidades envolvendo organizações não governamentais (ONGs) e a relação delas com o Planalto.
![Gilberto Carvalho](/sites/default/files/atoms/image/gilberto_carvalho.jpg)
Gilberto Carvalho disse que muitos erros das ONGs são cometidos por falta de estrutura
Carvalho também informou que vai pedir ao Congresso que acelere a aprovação do marco regulatório que trata das atividades das ONGs, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
O ministro admitiu que há erros cometidos pelas ONGs, alguns por falta de estrutura nas entidades e outros por "malandragem". Por isso, defende que a aprovação do marco regulatório no setor vai diminuir as falhas.
Apesar disso, Carvalho argumentou, ao participar do seminário Organizações da Sociedade Civil, que a maioria das ONGs faz bom uso do dinheiro público que recebe. "A maioria faz o bem à sociedade sem receber nenhum tostão do dinheiro público, e me honra muito fazer a articulação com esse setor", disse o ministro.
"Parte das irregularidades cometidas deve-se ao fato de haver vazios na lei ou por excesso de complexidade, por exemplo na prestação de contas, o que dificulta que as organizações da sociedade civil possam praticar a transparência", justificou.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Catadores; Lixão; Reciclagem](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame TV Brasil Brasília (DF) 14/02/2025 - Cineasta Cacá Diegues morre aos 84 anos no Rio.
Frame TV Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 14/02/2025 - Presidente do Banco Central Gabriel Galípolo participa de reunião conjunta com o presidente da Fiesp Josué Gomes da Silva. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)