Corpo do ex-ministro da Saúde Adib Jatene será enterrado no Cemitério do Araçá

Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do

Publicado em 15/11/2014 - 10:32 Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Adib Jatene

Adib Jatene morreu nessa sexta-feira de infarto. O corpo será enterrado às 17h, no Cemitério do AraçáArquivo/Agência Brasil

Morreu na noite de ontem (14), aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Ele estava internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, e segundo boletim médico, morreu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio.

Jatene era diretor-geral do HCor e um dos pioneiros da cirurgia do coração no Brasil. Foi secretário estadual de Saúde (1979-1982) no governo de Paulo Maluf em São Paulo e duas vezes ministro da Saúde, nas gestões Fernando Collor (1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995-1996).

A presidente da República Dilma Rousseff, que participa na Austrália do encontro dos países do G20 lamentou, em nota, a morte de Jatene. “O Brasil perdeu nessa sexta-feira um dos seus filhos queridos. A morte do médico Adib Jatene deixa nossa nação triste. Ele foi um dos mais importantes cardiologistas do Brasil e um dos artífices da criação da CPMF, que permitiu destinar mais recursos para a saúde publica. Expresso meus sentimentos à viúva, dona Aurice, e aos filhos do casal: Ieda, Marcelo, Fábio e Iara”, diz nota da presidenta.

O Ministério da Saúde também soltou uma nota de pesar, lamentando a morte do ex-ministro da Saúde. “O Ministério da Saúde recebeu com tristeza o anúncio do falecimento do médico, professor e ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Desde a sua oficina no fundo de sua casa, esse engenheiro do coração, trouxe importantes inovações para as cirurgias cardíacas. Na prática médica, suas técnicas são reconhecidas internacionalmente. Como ministro da Saúde e militante da saúde pública, deixou sua marca pela inabalável busca pela melhoria da atenção à saúde da população e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, diz a nota.

O corpo de Jatene está sendo velado na manhã de hoje (15), no segundo andar do hospital. O sepultamento ocorrerá às 17h, no Cemitério do Araçá, na zona oeste da capital paulista.

Adib Domingos Jatene nasceu em Xapuri (AC). Em 1953, já em São Paulo graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp). A sua pós-graduação foi feita no Hospital das Clínicas, sob a orientação do professor do professor Euryclides de Jesus Zerbini.

A passagem de Adib Jatene no governo Fernando Henrique foi marcada pela criação da Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira (CPMF). O então ministro dedicou-se a convencer os deputados e senadores da importância do tributo para os cofres da Saúde.

Edição: Marcos Chagas

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Lucro líquido da Eletrobras chega a R$ 4,6 bilhões no trimestre

Ebitda, sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi R$ 7,8 bilhões, valor 483% maior do que o mesmo período de um ano atrás.

Rio de Janeiro - 12/08/2020 - Maracanã.
Fluminense enfrenta o Palmeiras esta noite no Maracanã pela 2ª rodada do campeonato brasileiro 2020.
FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

.
IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação,
Esportes

Fluminense e Palmeiras ficam no empate no Maracanã

Luiz Adriano marcou para o Verdão. Evanílson fez o do Tricolor carioca. Ceará e Grêmio também não passam da igualdade

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

CRB vence no fechamento da segunda rodada da Série B

Galo alagoano supera Oeste com gol do centroavante Léo Gamalho. Competição tem Juventude como líder.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Esportes

Atlético-GO supera Flamengo, que continua sem pontuar no Brasileiro

Apontado como um dos favoritos ao título, time da Gávea soma duas derrotas em duas rodadas. Em Salvador, Bahia vence Coritiba por 1 a 0.

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Política

Congresso derruba cinco vetos presidenciais

Entre os vetos derrubados está o do projeto que dispensa a exigência de licitação para contratação de advogados e contadores pela administração pública. 

atlético-mg x corinthians
Esportes

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

Time do argentino Jorge Sampaoli derrota Corinthians de virada em casa e lidera campeonato ao lado do xará paranaense.