Estação de trens próxima ao Engenhão entra em reforma no Rio

Publicado em 24/03/2015 - 15:56 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro e a SuperVia, concessionária responsável pelos serviços de trens no Rio de Janeiro, deram início hoje (24) às obras na Estação de Engenho de Dentro, na zona norte da cidade. A estação está localizada em frente ao Estádio João Havelange, o Engenhão, local que vai receber os jogos de futebol e as competições de atletismo durante as Olimpíadas de 2016.

De acordo com o secretário Carlos Roberto Osório, o objetivo é aumentar a capacidade da estação, dando mais conforto ao usuário, e transformá-la em local de plena acessibilidade. A medida cumpre o compromisso de atendimento ao Estádio do Engenhão, assumido com o Comitê Olímpico Internacional, além do esforço do Rio de Janeiro na reforma do sistema ferroviário.

“As obras vão dobrar a capacidade da estação, que hoje atende a 13 mil pessoas. Após as reformas, o local receberá 26 mil usuários em dia normal e, em dias de jogos, poderá esvaziar o Engenhão em até 45 minutos, 15 minutos  a menos que a regra internacional”, disse o secretário de Transportes. “Com isso, vamos atender aos torcedores que vão visitar o Engenhão durante as Olimpíadas, quem usa a estação de trens no seu dia a dia e depois ao frequentador usual do estádio”, acrescentou Osório.

Entre as intervenções programadas para a Estação do Engenho de Dentro, estão a instalação de cinco novos elevadores, a ampliação do mezanino, a duplicação do saguão de embarque, além de reformas nos banheiros, nas passarelas de acesso à estação e na cobertura. O término da obra está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.

Essa é a quarta estação olímpica que passa por intervenções. A única obra concluída é a da Estação Maracanã. Estão em andamento as das estações de São Cristóvão, nas proximidades do Maracanã, e de Deodoro. A Secretaria de Transportes informou também que em breve passarão por melhorias as estações de Ricardo de Albuquerque, da Vila Militar e de Magalhães Bastos. O investimento total na reforma das estações é R$ 250 milhões, pagos integralmente pela SuperVia, conforme o contrato de concessão.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias