Chioro: decisão do STF sobre porte de drogas não afetará atendimento ao usuário

Profissionais devem conseguir a confiança de quem precisa ser atendido

Publicado em 19/08/2015 - 19:36 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (19) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre descriminalizar, ou não, o porte de drogas deve ser irrelevante para o atendimento pelo sistema de saúde de quem faz uso destas substâncias. Para o ministro, os profissionais devem estar livres de preconceitos e abertos para conseguir a confiança de quem precisa ser atendido.

“Mesmo que se mantenha a criminalização, nossa postura como profissionais de saúde, como responsáveis pelo serviço de saúde, será continuar abertos a receber, a cuidar, acolher. Qualquer possibilidade de apartar, criminalizar, de estabelecer preconceito, significa perder possibilidade de estabelecer com a pessoa que faz uso abusivo [de álcool e de drogas] algo fundamental para o cuidado, o vínculo”, disse Chioro.

O ministro ressaltou, em conversa com a imprensa pelo lançamento da campanha "Políticas de Equidade. Para tratar Bem de Todos. Saúde da População em  Situação de Rua", que a política nacional voltada para uso abusivo de álcool e outras drogas estabelece uma postura sempre “Aberta ao cuidado para poder servir, para poder acolher”.

"Se nós tratarmos com preconceito ou com qualquer forma de discriminação, estaremos impedindo que essa pessoa busque e encontre no serviço de saúde o serviço que ela precisa num momento de tanta fragilidade”, disse o ministro.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias