Justiça Federal suspende atividades de empresa mineradora no Porto de Tubarão

Publicado em 22/01/2016 - 17:21 Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Justiça Federal do Espírito Santo suspendeu temporariamente as atividades econômicas das empresas Vale e ArcelorMittal em dois píeres do complexo portuário de Tubarão, em Vitória, que envolvem carvão e minério. O juiz Marcus Vinicius Figueiredo, da 1ª Vara Federal Criminal, determinou a suspensão das atividades até que sejam adotadas medidas eficazes para evitar a emissão de poeira de carvão no ar e de pó de minério no mar.

Em nota, a Vale diz que recebeu com surpresa a notificação da Polícia Federal sobre a decisão da Justiça e informa que vai adotar todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o reestabelecimento de suas atividades na região. “Tal medida paralisa as atividades de exportação e importação da Vale no Espírito Santo, provocando grande impacto na economia do estado, com reflexos em Minas Gerais”, diz o texto.

Na decisão, o juiz afirma que a suspensão das atividades atende a inquérito policial que apura “supostos crimes ambientais cometidos pelas empresas que atuam no complexo portuário de Tubarão, alusivos à poluição e ao assoreamento da Praia de Camburi, decorrentes do lançamento de minério e carvão no mar, bem como aos danos causados à saúde humana em razão da emissão de gases poluentes e partículas”.

O juiz diz que viu fotografias e filmagem feitas pela Polícia Federal durante diligência e que o teor dos arquivos “impressiona", devido ao volume de "material lançado livremente ao mar durante o carregamento de navio com minério de ferro, bem como durante o descarregamento de carvão, projetando poeira de carvão no ar de Vitória e pluma de carvão nas águas marítimas”.

A Polícia Federal informou que, na diligência, em novembro de 2015, foi registrado que, das esteiras usadas para o carregamento, caíam pedras e pó de minério no mar.

Na decisão, divulgada ontem (21), o juiz determina que, se as empresas não cumprirem a determinação, ficam sujeitas a multa diária equivalente a 2/30 do faturamento mensal de suas unidades. A Polícia Federal no Espírito Santo informou que cumpriu o mandato judicial de interdição das atividades das empresas.

Em nota, a ArcelorMittal informa que não é operadora portuária dos terminais de minério e carvão do Porto de Tubarão, mas sim cliente dos serviços de descarregamento de carvão, feitos pela Vale. Segundo a empresa, a paralisação não afeta de imediato suas atividades. A nota diz que tem o foco da empresa é direcionado para melhorar continuamente os controles ambientais, potencializando procedimentos e tecnologias.

Além de declarar que vai recorrer da decisão, a Vale registrou também que investe continuamente em seus sistemas de controle ambiental e cumprindo rigorosamente a legislação ambiental vigente.

Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, fala à imprensa , após reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada
Justiça

Defesa de Onyx assina acordo de não persecução penal com a PGR

Apesar do acordo fechado com a PGR, é necessário que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal. Ministro-relator vai decidir se homologa acordo.

Hospital de campanha para vítima de Covid-19 em Santo André, São Paulo
Saúde

Covid-19: Brasil registra mais 561 mortes; total chega a 94.665

Doença atingiu 2,75 milhões de brasileiros; 69,5% já se recuperaram. Atualmente, 743.334 pacientes estão em acompanhamento.

Painel Resolveu
Geral

EBC fica em primeiro no ranking de elogios entre instituições federais

De 1º de janeiro a 31 de julho, a administração federal recebeu 4.656 elogios de usuários de 333 instituições; EBC recebeu 417 elogios, e Ministério da Economia, 375.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
Economia

BNDES seleciona fundos de crédito não bancário para pequenas empresas

Com isso, BNDES busca mitigar impactos da pandemia de covid-19 na economia e, por meio de canais não bancários, ampliar crédito para pequenos empreendedores.

Dolar-Moeda estrangeira
Economia

Dólar ultrapassa R$ 5,30 e fecha no maior valor em duas semanas

Nos Estados Unidos, alta da indústria e impasse em negociações de novo pacote de estímulos pressionaram cotação. No Brasil, mercado aguarda reunião do Copom.

Praça de São Marcos - Itália
Internacional

Coronavírus pode ter contaminado seis vezes mais na Itália

Pesquisa mostra que quase 1,5 milhão de pessoas, ou 2,5% da população, desenvolveram anticorpos contra o novo coronavírus, um dado seis vezes maior que os números oficiais reportados.