Mais da metade dos motoristas de ônibus consideram profissão desgastante

Publicado em 21/03/2017 - 19:18 Por Júlia Buonafina* - Brasília

Cerca de 57% dos motoristas de ônibus urbanos consideram a profissão desgastante e 35,9% acreditam que ela é perigosa, apontou pesquisa divulgada hoje (21) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Apesar das críticas, a maioria (75,5%) disse que está satisfeita e não tem vontade de trocar de emprego.

De acordo com a entidade, é a primeira vez que uma pesquisa levanta o perfil dos motoristas de ônibus urbanos. Foram entrevistados 1.055 motoristas nas garagens das empresas e em terminais rodoviários de 12 unidades da Federação. Do total de profissionais ouvidos, 68,7% são motoristas de ônibus há mais de cinco anos e rodam por dia, em média, 51,9 km durante uma jornada de 8,3 horas.

Sobre os perigos da profissão, 28,7% afirmaram que já foram vítimas de assalto pelo menos uma vez nos últimos dois anos e 33,2% declararam que estiveram envolvidos em ao menos um acidente de trânsito no mesmo período.

De acordo com a pesquisa, além da segurança, os profissionais também apontam a infraestrutura como um obstáculo para o bom funcionamento do serviço prestado à população. O pavimento das ruas foi considerado regular, ruim ou péssimo para 77,6% dos entrevistados e a fluidez do tráfego foi apontada como um problema por  81,8%.

Entre as reivindicações citadas pela categoria estão mais segurança policial (61,7%) e a necessidade de pontos de apoio ao motorista com mais conforto e estrutura (33,7%). Cerca de 29% também acreditam que se houvesse mais vias  exclusivas para ônibus o serviço fluiria melhor.

*Estagiária sob supervisão da editora Amanda Cieglinski

Edição: Amanda Cieglinski

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O presidente da Russia, Vladimir Putin, durante Diálogo dos Líderes com o Conselho Empresarial do BRICS
Internacional

Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19

Produto foi aprovado pelo Ministério da Saúde. A Rússia espera agora poder iniciar a aplicação em massa, mesmo que estejam ocorrendo ainda testes clínicos para comprovar a segurança do produto.

Idosos moradores do Lar São José, em Sobradinho, no Distrito Federal, recebem presentes de Natal
Direitos Humanos

Covid-19: mais de 330 abrigos de idosos já receberam doações

As instituições que já receberam as doações representam 67% dos abrigos cadastrados na primeira etapa da Campanha Solidarize-se, ação promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.

Premiê britânico, Boris Johnson, deixa residência oficial em Londres
Internacional

Boris Johnson teme que Reino Unido perca poder se Escócia se separar

Escócia depositou 55% dos votos contra a independência em um referendo de 2014, mas o Partido Nacional Escocês, que governa a nação, quer outro pleito.

Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184
Geral

Engajamento da população é vital para evitar incêndio na natureza

Coordenador ambiental diz que a educação tem que começar desde os primeiros anos das crianças, tanto em casa quanto nas escolas.