ICMBio autoriza reabertura do Parque Nacional de Brasília

Número de visitantes será reduzido para evitar aglomerações

Publicado em 12/06/2020 - 11:34 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Ministério do Meio Ambiente, autorizou hoje (12) a reabertura da visitação pública no Parque Nacional de Brasília a partir da próxima segunda-feira (15). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

A cobrança de ingressos ficará suspensa por 30 dias, prorrogáveis, e a retomada será de forma gradual e monitorada. Entretanto, ainda não serão permitidos a visitação e o uso da área das piscinas naturais localizada no parque, conhecida como Água Mineral, assim como a Trilha da Capivara.

O número de visitantes será reduzido para evitar aglomerações e cada uma deverá dar a destinação adequada a seu lixo para fora dos limites do parque. Para os primeiros 30 dias, estão autorizados 300 visitantes por dia na Trilha Cristal, sendo até 150 pessoas com entrada permitida das 8h às 12h e mais 150 com entrada entre 12h e 15h.

Do 31º dia até o 60º dia de abertura, serão permitidos 400 visitantes por dia, com entrada entre 8h e 16h. A permanência nesses dois casos será até as 17h, com acesso à trilha até as 15h. Do 61º dia em diante, deverão ser retomados os horários e limite de visitantes regulares, mantendo-se aberta apenas a Trilha Cristal Água.

De acordo com o documento, a reabertura dos parques deverá respeitar as medidas de prevenção e a retomada das atividades de turismo e atrativos naturais estabelecidos pelo Distrito Federal. Também deverão ser adotados o uso obrigatório de máscara e a limpeza e desinfecção de ambientes e objetos de uso coletivo.

Em março deste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, que provoca a covid-19, o governo suspendeu a visitação pública em todos os parques nacionais e demais unidades federais de conservação. Na última terça-feira (9), o ICMBio também autorizou a reabertura da visitação pública nos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, no Rio Grande do Sul.

Edição: Juliana Andrade

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Lucro líquido da Eletrobras chega a R$ 4,6 bilhões no trimestre

Ebitda, sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi R$ 7,8 bilhões, valor 483% maior do que o mesmo período de um ano atrás.

Rio de Janeiro - 12/08/2020 - Maracanã.
Fluminense enfrenta o Palmeiras esta noite no Maracanã pela 2ª rodada do campeonato brasileiro 2020.
FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

.
IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação,
Esportes

Fluminense e Palmeiras ficam no empate no Maracanã

Luiz Adriano marcou para o Verdão. Evanílson fez o do Tricolor carioca. Ceará e Grêmio também não passam da igualdade

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

CRB vence no fechamento da segunda rodada da Série B

Galo alagoano supera Oeste com gol do centroavante Léo Gamalho. Competição tem Juventude como líder.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Esportes

Atlético-GO supera Flamengo, que continua sem pontuar no Brasileiro

Apontado como um dos favoritos ao título, time da Gávea soma duas derrotas em duas rodadas. Em Salvador, Bahia vence Coritiba por 1 a 0.

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Política

Congresso derruba cinco vetos presidenciais

Entre os vetos derrubados está o do projeto que dispensa a exigência de licitação para contratação de advogados e contadores pela administração pública. 

atlético-mg x corinthians
Esportes

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

Time do argentino Jorge Sampaoli derrota Corinthians de virada em casa e lidera campeonato ao lado do xará paranaense.