Rio: prefeitura aplica multas e fecha bares para reprimir aglomerações

Uso de máscara também foi inspecionado em diversos pontos da cidade

Publicado em 19/09/2020 - 13:20 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

As equipes de fiscalização e ordenamento urbano da prefeitura do Rio ações de fiscalização com a finalidade de combater aglomerações e verificar o uso de máscara em diversos pontos da cidade. Foram aplicadas multas para coibir o desrespeito às normas, devido à pandemia de covid-19.

A ação realizada na noite passada (18) se  concentrou nos polos gastronômicos da Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca; na Praça Varnhargem, na Tijuca; e nas ruas Dias Ferreira, no Leblon, e Nelson Mandela, em Botafogo, e em vários pontos da zona oeste da cidade.

Autuações

Fiscais da Vigilância Sanitária fizeram 15 inspeções e interditaram três estabelecimentos por aglomeração. Foram duas interdições na Rua Dias Ferreira, no Leblon; e uma na Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca. Os técnicos aplicaram seis infrações, sendo três por aglomeração, duas por fornecimento de bebidas fora das mesas após as 22h e uma por fumo em ambiente fechado. 

Em um estabelecimento da Olegário Maciel, os técnicos inutilizaram ainda 16 quilos de produtos impróprios para o consumo.  

No Leblon, a Guarda Municipal notificou 20 pessoas pela falta do  uso de máscara de proteção na Rua Dias Ferreira, durante a operação conjunta com a Vigilância Sanitária. 

A fiscalização no bairro resultou ainda na apreensão de 96 garrafas de cerveja com ambulantes irregulares, além de isopores e carrinhos. Os guardas ainda fizeram a fiscalização das infrações de trânsito no local e multaram 40 veículos por estacionamento irregular.

As ações noturnas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) se concentraram na zona oeste. Ao todo, dez estabelecimentos foram fiscalizados, com três orientados a fechar as portas por falta de documentação. As ações ocorreram nos bairros da Freguesia, Anil, Camorim, Curicica, Taquara e Tanque.

Desde o início das ações de combate à pandemia, em 18 de março, a Seop integrou mais de 590 operações conjuntas em toda a cidade. Foram fiscalizados 38.759 estabelecimentos, com 28.090 pontos comerciais fechados. Além disso, foram atendidas 11.364 ocorrências pelo Disk Aglomeração, que funciona desde 31 de março com base em chamados à Central 1746.

A Secretaria Municipal de Fazenda fiscalizou 12 estabelecimentos comerciais e uma banca de jornal  na Barra da Tijuca, Leblon e Copacabana e autuou sete lojas pelo uso irregular de mesas e cadeiras nas calçadas e funcionamento  em desacordo com o alvará de licença para estabelecimento.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias