Autor do duplo atentado de Boston é condenado formalmente à morte

Publicado em 24/06/2015 - 07:20 Por Da Agência Lusa - Lisboa

Um dos autores do duplo atentado ocorrido em 2013 em Boston Dzhokhar Tsarnaev, de 21 anos, será hoje (24) condenado formalmente à morte por um juiz federal dos Estados Unidos.

O ex-estudante universitário muçulmano, de origem chechena, foi condenado por um grupo de jurados no dia 15 de maio deste ano.

Por unanimidade, os jurados consideraram, em 8 de abril, que Dzhokhar Tsarnaev era culpado do duplo atentado a bomba, em 15 de abril de 2013, que matou três pessoas e deixou 264 feridas.

Nesse dia, duas bombas artesanais explodiram na linha de chegada da popular Maratona de Boston (estado de Massachusetts, Nordeste dos Estados Unidos).

O atentado foi considerado o mais grave dos Estados Unidos desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Durante o julgamento, o Ministério Público classificou o jovem de terrorista implacável, que agia com sangue frio e que tinha como objetivo “aterrorizar” a América.

A defesa apresentou Dzhokhar Tsarnaev como um “rapaz perdido” – influenciado pelo irmão mais velho, coautor do atentado.

O irmão mais velho de Dzhokhar, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, acabou sendo morto durante uma perseguição policial.

A sentença do jovem gerou controvérsia no estado de Massachusetts, que aboliu a pena capital em 1947. Várias pesquisas de opinião mostraram que muitos habitantes do estado eram favoráveis à sentença de prisão perpétua.

No dia 18 deste mês, um amigo dos irmãos Tsarnaev foi condenado a dois anos e meio de prisão por ter mentido aos investigadores da polícia e por ter apagado documentos de um computador.

Khairullozhon Matanov, um motorista de táxi de 24 anos, oriundo do Quirguistão, foi o quarto amigo dos irmãos Tsarnaev a ser condenado à prisão.

Últimas notícias