Brasil assina acordo de cooperação com a OCDE, em Paris

Publicado em 03/06/2015 - 16:32 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) assinaram hoje (3), em Paris, um acordo de cooperação. Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o acordo, que ainda será submetido ao Congresso Nacional, aprofunda a relação bilateral e institucionaliza a participação brasileira em diversos foros da OCDE, que se dedica a pesquisas para o desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento de políticas públicas em diferentes áreas. Sediada na capital francesa, a OCDE congrega 34 países associados.

O acordo desta quarta-feira foi firmado pelos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Joaquim Levy, além do secretário-geral da OCDE, Angel Gurría. O objetivo é fazer com que o Brasil tenha mais interação com os demais países da organização sobre temas importantes para sua agenda de competitividade.

Para o Itamaraty, o acordo constitui “um novo patamar” na relação do Brasil com a OCDE. A participação brasileira na organização começou na década de 1990. Em 2007, o Brasil tornou-se, junto com a China, a Índia, a Indonésia e a África do Sul, um dos cinco parceiros do “engajamento ampliado” com a entidade – atualmente denominados parceiros-chave. Desde então, segundo o Itamaraty, “houve contínua adesão do Brasil a diversas instâncias, bem como participação em projetos". O Brasil também colabora com a OCDE na condição de membro do G20 – grupo das 20 maiores economias do mundo.

Edição: Stênio Ribeiro

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias