Dois palestinos são mortos em novos incidentes em Gaza e na Cisjordânia
Dois palestinos foram mortos hoje (25) por disparos de soldados israelenses em incidentes na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada, informaram fontes médicas citadas pela agência local Maan.
Um palestino de 22 anos foi atingido a tiros na cabeça, durante um protesto contra soldados israelenses no posto de controlo fronteiriço de Karni, entre Gaza e Israel.
O incidente ocorreu após a oração de sexta-feira nas mesquitas, quando centenas de jovens se concentraram em vários pontos da fronteira para enfrentar os soldados israelenses. Ainda segundo a agência Maan, 20 palestinos ficaram feridos nos protestos.
Na Cisjordânia, uma mulher palestina identificada como Mahadia Hamad, de 40 anos e mãe de quatro filhos, foi morta por agentes israelenses quando, segundo a polícia, tentou jogar o automóvel que conduzia contra uma patrulha, durante uma manifestação nos arredores da localidade de Silwad, no distrito de Ramallah.
“Houve uma tentativa de atropelamento de agentes da polícia de fronteiras em atividades de patrulha em Silwad”, informa a versão israelense emitida por uma porta-voz policial. Ela acrescentou que os agentes dispararam contra a condutora, que morreu no local.
Estes dois últimos incidentes inserem-se na onda de violência na região desde outubro, com um balanço de 137 palestinos mortos, mais de metade em ataques ou supostos ataques contra israelenses e as outras vítimas em manifestações, protestos e confrontos com o Exército judaico.
Os ataques palestinos, na maioria com arma branca, além de atropelamentos e disparos, deixaram um balanço de 21 israelenses mortos e três estrangeiros.