Exército da Síria retoma controle de campos petrolíferos em Homs

Publicado em 04/03/2016 - 08:06 Por Da Sputnik - Moscou

O Exército sírio e as milícias populares retomaram o controle de um monte estratégico e um número de campos de petróleo dos terroristas do Estado Islâmico na província síria de Homs, informou a agência noticiosa iraniana Fars.

Depois de capturar o monte Jabal Jazal e os campos petrolíferos nos seus arredores, as tropas governamentais que agem em coordenação com as Forças de Defesa Nacional (FDN) avançaram ao Sul em direção a Palmira expulsando os militantes do Estado Islâmico de uma parte do vale Wadi al-Dhakara, precisa a Fars.

Nesta semana, o Exército sírio e as forças populares causaram grandes perdas aos terroristas na província de Homs retomando o pleno controle sobre uma parte de regiões petrolíferas na parte leste da província.

Em 22 de fevereiro foi publicada a declaração conjunta dos EUA e da Rússia sobre a Síria, referente ao cessar-fogo entre as tropas do governo sírio e aos grupos armados da oposição a partir de 27 de fevereiro. A medida, no entanto, não se aplica ao Estado Islâmico, a Frente Al Nusra e outras organizações que a Organização das Nações Unidas (ONU), consideradas terroristas.

Pouco antes de o cessar-fogo ter entrado em vigor, o Conselho de Segurança da ONU adotou a Resolução 2.268 sobre o acordo russo-americano.

Desde o cessar-fogo, a Rússia está se focando no fornecimento da ajuda humanitária às regiões sírias. Durante dois dias, foram fornecidas 2,5 toneladas da alimentos à população nas províncias de Homs e Latakia que aderiram ao cessar-fogo.

Últimas notícias