UE: 60 anos do Tratado de Roma são celebrados com forte esquema de segurança

A dataserá celebrada neste sábado. O tratado deu origem à integração

Publicado em 24/03/2017 - 11:09 Por Da Agência Télam - Roma

epa05867699 Police search the area as security measures are increased outside Campidoglio Palace (Rome City Hall) ahead of an EU summit commemorating the 60th anniversary of signing the Treaty of Rome, in Rome, Italy, 2

Na capital italiana, policial e cão farejador vasculham área de segurança em torno do Capitólio, onde serão celebrados os 60 anos do Tratado de Roma, que deu origem à União EuropeiaAlessandro Di Meo/EPA/Lusa

Os líderes dos 27 países-membro da União Europeia (UE) começaram a chegar hoje (24) a Roma e encontram a capital italiana com muitas ruas fechadas e com o trânsito aéreo proibido. Amanhã (25), serão comemorados os 60 anos do Tratado de Roma, que deu origem à integração do continente.

Mais de 3 mil profissionais, entre policiais e militares do Exército e franco-atiradores estão nas ruas da cidade, segundo a agência de notícias argentina Télam. Todas as ruas até 300 metros de distância da Basílica de São Pedro, no Vaticano, foram fechadas hoje de manhã, por uma ameaça de bomba, que já foi descartada.

O encontro de líderes da UE terá também uma visita de todos eles ao papa Francisco, prevista para hoje, às 14h (horário de Brasília).

Ações preventivas

As medidas de segurança para as próximas 48 horas, segundo o ministro do Interior italiano, Marco Minniti, incluem a proibição da circulação de caminhões e outros veículos pesados pelo centro de Roma, para evitar ataques como o que aconteceu nas cidade francesa de Nice em julho do ano passado.

Como prevenção, foram feitos diversos diques de cimento que dificultam a circulação por avenidas. "A proteção das autoridades, a tranquilidade dos cidadãos e a manifestação pacífica dos dissidentes" são as metas do Ministério do Interior com as ações de segurança.

Em algumas áreas do centro histórico, até o trânsito de pedestres foi proibido, para permitir que os franco-atiradores acompanhem os chefes de Estado pelas vielas que rodeiam o local da comemoração.

Cerimônia e protestos

Os líderes europeus começarão a chegar ao Capitólio, sede da prefeitura onde os tratados foram assinados há 60 anos, às 9h locais (5h no horário de Brasília). Às 11h20 locais, será assinada a Declaração de Roma, uma espécie de"refundação" do bloco regional.

Seis manifestações, marcadas para começar às 10h locais (6h em Brasília), pretendem reunir 20 mil pessoas de diversas tendências políticas. A primeira concentração será do grupo direitista Irmãos da Itália e a última, que deve terminar às 18h, do Partido Comunista. A manifestação com mais repercussão, por enquanto, é a do movimento Eurostop (em português, Parem a Europa"), que é contra a União Europeia.

Como parte da maior mobilização de segurança desde a morte do papa João Paulo II, em 2005, o Coliseu, uma das principais atrações turísticas de Roma, fica fechado de hoje até domingo (26) de manhã. Neste sábado (25), três estações do metrô no centro da cidade deixarão de funcionar.

Esta será a primeira cúpula da União Europeia sem a participação do Reino Unido, que na próxima quarta-feira (29) deixa oficialmente o bloco, na saída conhecida como Brexit.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Parque Nacional da Tijuca
Geral

Ingresso ao Parque Nacional da Tijuca está 80% mais barato

O desconto tem por objetivo estimular o turismo local e diminuir, a curto prazo, os impactos negativos no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, causados pela pandemia da covid-19.

nascentes devem ser protegidas
Geral

Prazo para inscrições no Prêmio ANA 2020 termina no sábado

Inscrições devem ser feitas pelo site da premiação. Cada participante pode inscrever mais de uma iniciativa. Além disso, poderão ser apresentados trabalhos indicados por terceiros.

Premiê britânico, Boris Johnson, deixa residência oficial em Londres
Internacional

Boris Johnson teme que Reino Unido perca poder se Escócia se separar

Escócia depositou 55% dos votos contra a independência em um referendo de 2014, mas o Partido Nacional Escocês, que governa a nação, quer outro pleito.

Incendios florestais entre Miranda e Corumbá BR 262 e MS 184
Geral

Engajamento da população é vital para evitar incêndio na natureza

Coordenador ambiental diz que a educação tem que começar desde os primeiros anos das crianças, tanto em casa quanto nas escolas.

ensino online, educação a distância
Educação

Professores passam a contar com apoio emocional durante pandemia

Pesquisa feita com 7.734 mil professores de todo o país este ano mostrou que 83% ainda se sentem pouco ou nada preparados para o ensino remoto e 50% se preocupam com a saúde mental.

Um membro do exército libanês é visto na área do porto, danificado após uma explosão em Beirute, Líbano, em 10 de agosto de 2020
Política

Bolsonaro nomeia integrantes de delegação brasileira que vai a Beirute

Entre os integrantes da delegação estão o ex-presidente Michel Temer, os senadores Nelson Trad Filho e Luiz Pastore, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.