Coreias já têm linha telefônica direta para a cúpula

Publicado em 20/04/2018 - 08:32 Por Agência EFE - Seul

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte já têm, desde esta sexta-feira (20), uma linha telefônica direta entre o líder do Norte, Kim Jong-un, e o presidente do Sul, Moon Jae-in, antes da cúpula histórica que será realizada no próximo dia 27.

A linha comunica diretamente a Casa Azul (escritório presidencial sul-coreano) com a Comissão de Assuntos de Estado norte-coreana, presidida por Kim, segundo explicou hoje (20), em comunicado, um dos responsáveis do comitê preparatório sul-coreano para a cúpula.
 

Linha telefônica estabelece comunicação entre os governos da Coreia do Sul e da Coreia do Norte
Linha telefônica estabelece comunicação entre os governos da Coreia do Sul e da Coreia do Norte - ROK PRESIDENTIAL OFFIC/EFE

No caso sul-coreano, o telefone para a linha se encontra "sobre a mesa do presidente Moon" e Seul realizou uma chamada de teste e a "conexão foi perfeita", acrescenta a nota de Pyongyang, que  também fez depois outra chamada, sem problemas técnicos.

Seul defendeu que uma linha telefônica direta entre os dois líderes é fundamental para aliviar as tensões além das fronteiras, porque contribui para evitar mal-entendidos ou falhas na comunicação dos dois países, tecnicamente ainda em guerra, que poderiam levar a um choque bélico.

Embora não tenha confirmado oficialmente, acredita-se que Moon e Kim poderiam manter uma conversa telefônica nos próximos dias, antes da cúpula do dia 27.

Os dois líderes se reunirão neste dia na fronteira militarizada intercoreana, para discutir a possível desnuclearização da Coreia do Norte, sendo a primeira cúpula entre líderes dos dois países em 11 anos.

Edição: -

Últimas notícias