Presidente sul-coreano diz que visita de Kim Jong-un será em breve
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse hoje (1º), em discurso no Parlamento, que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visitará "em breve" Seul para a realização de uma nova cúpula.
Durante o encontro em Pyongyang, a capital norte-coreana, no mês de setembro, ficou acertado que Kim visitaria Seul antes de terminar o ano. Ele será o primeiro líder norte-coreano a pisar o solo sul-coreano.
Durante discurso sobre política econômica, na Assembleia Nacional (Parlamento), o presidente destacou que os atuais avanços diplomáticos para levar a desnuclearização e a paz à península são um eixo para conseguir o crescimento sustentável.
"A segunda cúpula entre a Coreia do Norte e Estados Unidos será em breve. Espera-se que Kim Jong-un visite a Rússia e que [o presidente da China], Xi Jinping vá até a Coreia do Norte. A possibilidade de uma nova cúpula com a Coreia do Norte também está aberta. A visita de Kim Jong-un a Seul será em breve", disse Moon.
O presidente sul-coreano não deu mais detalhes sobre a visita ao Sul do líder norte-coreano.
Na semana passada, a ministra das Relações Exteriores sul-coreana, Kang Kyung-wha, disse que Seul acredita que a visita de Kim será "antes do final do ano".
Desse modo, é mais que provável que a reunião entre Kim e Moon em Seul - que seria a quarta cúpula deste ano - aconteça antes do segundo encontro entre o líder norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump, para continuar tratando da desnuclearização do regime.