EUA: Correios alertam para risco de atraso em contagem de votos

Eleição presidencial ocorrerá em 3 de novembro

Publicado em 14/08/2020 - 16:54 Por Andy Sullivan e David Shepardson - Repórteres da Reuters - Washington

Antes de uma eleição presidencial na qual até metade dos eleitores dos Estados Unidos pode enviar os votos pelos correios, o Serviço Postal está alertando alguns estados sobre a necessidade de proporcionar mais tempo para a contagem das cédulas.

O Serviço Postal disse que em ao menos três deles – Michigan, Pensilvânia e Washington – existe um "risco considerável" de os eleitores não terem tempo suficiente para preencher e enviar seus votos respeitando as leis estaduais atuais, que permitem que os cidadãos solicitem cédulas a poucos dias da eleição.

O Serviço destaca a possibilidade de um número significativo de votos para a eleição presidencial de 3 de novembro não ser contado se as cédulas forem devolvidas muito tarde.

"As autoridades eleitorais estaduais e municipais precisam entender e levar em conta nossos padrões operacionais e cronogramas recomendados", disse a porta-voz do Serviço Postal, Martha Johnson.

As autoridades eleitorais têm corrido para se prepararem para uma avalanche de votos pelos correios, já que os norte-americanos estão evitando aglomerações devido à pandemia de covid-19, que levou muitos estados a facilitarem esta modalidade de votação.

O próprio Serviço Postal foi arrastado a uma batalha política.

O presidente Donald Trump, que aparece atrás do rival democrata Joe Biden em pesquisas de opinião, rejeita uma votação postal em larga escala, dizendo sem provas que ela pode levar a uma fraude. Biden e outros democratas acusam Trump de tentar desestimular o voto pelos correios por acreditar que isso aumentaria as chances de ele se reeleger.

Especialistas eleitorais dizem que a votação postal é tão segura quanto qualquer outro método.

Últimas notícias