Ilha do Caribe estremece com maior explosão vulcânica de sua história
![REUTERS/Robertson S. Henry/Direitos Reservados FILE PHOTO: Volcano erupts on Caribbean island of St. Vincent](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/files/styles/269x0/public/logo_parceiros/logo_reuters.jpg?itok=1pP189Lc)
Rios de lava quente, fragmentos de rocha e gás escorreram pelos flancos do vulcão La Soufriere, na pequenina ilha caribenha de São Vicente, nessa segunda-feira (12), após a maior explosão do vulcão até hoje, desde o início da erupção quatro dias antes.
O La Soufriere entrou em erupção na sexta-feira (9) após décadas de inatividade, bombeando nuvens escuras de cinzas a 10 quilômetros e forçando a saída de moradores da região por terra e por mar.
Nenhuma morte foi registrada até agora, mas cerca de um terço da área da ilha está isolada e o espaço aéreo continua fechado, enquanto o fornecimento de água e energia elétrica está intermitente em algumas comunidades.
Vários habitantes da ilha disseram à Reuters que estavam evitando sair, já que as cinzas estão bloqueando o ar e se transformando em algo parecido com cimento em contato com a chuva, dificultando a locomoção a pé, ou por carro.
"Estamos sofrendo com as cinzas, e fica difícil respirar às vezes", disse Aria Scott, de 19 anos, uma estudante moradora da capital Kingstown. "Eu não vou lá fora, pois não quero assumir o risco".
A explosão de segunda-feira, que aconteceu às 4h no horário local, foi a mais poderosa até hoje, afirmou Erouscila Joseph, diretora do Centro de Estudos Sísmicos da Universidade das Índias Ocidentais, que alertou que a erupção pode causar torrentes de lama conforme as cinzas chegarem aos rios.
"Acreditamos que mais explosões são possíveis nos próximos dias ou semanas", disse.
São Vicente e Granadinas, que têm população de pouco mais de 100 mil pessoas, não passa por atividade vulcânica desde 1979, quando uma erupção causou cerca de US$ 100 milhões em prejuízos. A erupção do La Soufriere - que significa "saída de enxofre" em francês - matou mais de mil pessoas em 1902.
![Cimi/Divulgação Guaíra (PR), 05/01/2025 - Índigenas feridos após ataques criminosos contra os Avá-Guarani. Foto: CIMI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)