Gilmar Mendes manda soltar mais um preso na Operação Rizoma

Mendes concedeu antes HC a Milton Lyra, outro investigado na operação

Publicado em 23/05/2018 - 18:12 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou soltar hoje (23) o empresário Arthur Pinheiro Machado, um dos investigados que foram presos na Operação Rizoma, da Polícia Federal (PF), deflagrada no mês passado, no Rio de Janeiro, para investigar fraudes em fundos de pensão.

Pela decisão do ministro, Machado está proibido de deixar o país sem autorização da Justiça, de manter contatos com outros investigados, e deve entregar o passaporte em 48 horas.

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes durante sessão para julgamento sobre a restrição ao foro privilegiado.
Gilmar Mendes, ministro do STF (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A prisão do empresário e de outros investigados foi determinada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal no Rio de Janeiro. Segundo as investigações, valores oriundos dos fundos de pensão eram enviados para empresas no exterior, gerenciadas por um operador financeiro. As remessas, apesar de aparentemente regulares, referiam-se a operações comerciais e de prestação de serviços inexistentes.

Ainda segundo a PF, depois de receber os recursos desviados, o operador financeiro pulverizava o dinheiro em contas de doleiros também no exterior, e eles disponibilizavam os valores em espécie no Brasil para suposto pagamento de propina. 

Na terça-feira (15) da semana passada, Mendes também mandou soltar o empresário Milton Lyra, outro investigado na operação. Em seguida, o ministro concedeu habeas corpus para mais quatro investigados.

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias