Medidas anticorrupção propostas pelo governo chegam à Câmara

Publicado em 19/03/2015 - 21:03 Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O pacote anticorrupção do governo chegou à Câmara dos Deputados, por onde começa a tramitar, e foi protocolado no inicio da noite de hoje (19) na Primeira Secretaria da Casa. Lançado oficialmente ontem (18) pela presidenta Dilma Rousseff, o pacote é composto por dois projetos de lei, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e dois pedidos de tramitação em regime de urgência constitucional de projetos que se encontram na Câmara.

A PEC, que começará a tramitar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será apreciada a admissibilidade e constitucionalidade da matéria, visa a alterar a Constituição para dispor sobre a ação civil pública de extinção do direito de posse ou de propriedade proveniente de atividade criminosa, improbidade administrativa ou enriquecimento ilícito. Um dos projetos busca regulamentar as mudanças apresentadas na PEC enviadas pelo Executivo.

O outro projeto visa a alterar a legislação vigente, estabelecendo sanções a atividades ilícitas relacionadas à prestação de contas de partido político e de campanha eleitoral. “A proposta visa a coibir a prática de conduta conhecida como caixa 2 eleitoral. Tal conduta, atualmente, não é penalmente reprimida de modo claro, já que não existe uma tipificação específica para essa conduta”, afirma o governo na exposição de motivos do projeto.

No pacote protocolado na Câmara estão também os pedidos para tramitação em regime de urgência constitucional do Projeto de Lei 5.586/05 do Executivo, que tipifica crimes de enriquecimento ilícito quando o funcionário público tem bens incompatíveis com sua renda. A outra urgência é para a tramitação do Projeto de Lei 2902/11, também do Poder Executivo, que altera o Código de Processo Penal para dispor sobre medida cautelar de indisponibilidade de bens, direitos e valores de procedência ilícita, entre outros.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias