Em CPI, Graça Foster comenta recordes da Petrobras na produção de petróleo

Publicado em 26/03/2015 - 10:54 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, e os diretores da empresa apresentam demonstrações contábeis do 3 trimestre de 2014 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Graça Foster vai ao Congresso pela quinta vez para debater situação da PetrobrasArquivo/Agência Brasil

A ex-presidenta da Petrobras Graça Foster já está na CPI da Petrobras da Câmara, onde é ouvida pelos deputados. Ela substitui Julio Faerman, ex-representante da empresa holandesa SBM Offshore no Brasil, cujo depoimento foi marcado para hoje (26). A comissão não localizou Faerman para notificá-lo da convocação. O pedido de comparecimento de Graça Foster foi aprovado no início do mês pelos integrantes da CPI.

Ao começar o depoimento, a ex-presidenta da estatal fez um balanço de sua trajetória na empresa, falou sobre os recordes na produção da Petrobras em refino de petróleo, na produção de fertilizantes e extração de gás. Ela defendeu investimentos na transportadora Gasene, uma empresa criada pela Petrobras para construir uma rede de gasodutos entre o Rio de Janeiro e a Bahia, passando pelo Espírito Santo.

Esta é a quinta vez que Graça Foster comparece ao Parlamento para tratar das irregularidades na Petrobras. No ano passado, ela depôs na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da empresa. Funcionária de carreira, Foster presidiu a estatal de 2012 a 2015.

Ela deixou o cargo em fevereiro, juntamente com cinco diretores, após ser divulgado que a Petrobras chegou a estimar, no balanço não auditado, em R$ 88,6 bilhões a queda em seus ativos.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias