Cunha se defende no STF contra eventual pedido de afastamento do cargo
![Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, durante entrevista coletiva no Congresso Nacional (Wilson Dias/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/989275-aaa_dsc_7916-006.jpg)
Defesa de Eduardo Cunha foi ao STF para tentar neutralizar um eventual pedido de afastamento da presidência da Câmara por parte da PGR
A defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (9) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que um eventual pedido de afastamento do cargo será “absurdo e infundado”, segundo manifestação enviada espontaneamente ao ministro Teori Zavascki, relator dos dois inquéritos a que Cunha responde na Corte, relacionados com a Operação Lava Jato.
Na petição, os advogados afirmam que tomaram a iniciativa de levar o assunto à Corte diante de notícias publicadas na imprensa sobre eventual pedido de afastamento de Cunha por parte da Procuradoria Geral da República ( PGR). A defesa também negou que Cunha esteja atrasando os trabalhos da Comissão de Ética da Câmara que analisa a abertura de seu processo de cassação por falta de decoro, por meio de recursos e atos para impedir a realização das sessões no período da manhã, quando não há sessões do plenário.
Para os advogados, adversários políticos de Cunha tentam utilizar a Procuradoria-Geral da República como “instrumento de uma disputa política”.
“A despeito de confiar em uma avaliação isenta dos fatos pelo procurador-geral República, que se não foi, certamente será indevidamente demandado pelos adversários políticos do peticionante a requerer um absurdo e infundado pedido de seu afastamento da presidência da Câmara, a defesa acredita ser absolutamente necessário e fundamental levar ao conhecimento de Vossa Excelência [Zavascki] e dos demais ministros deste Supremo tais acontecimentos, para ficar claro que, a despeito de se pretender dar a falsa conotação de questão jurídica, trata-se, em verdade, de fatos relativos a divergências exclusivamente políticas”, argumentam os advogados.
Pela manhã, deputados do PSOL e do Rede entregaram à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedido de afastamento cautelar de Cunha do cargo.
![Reprodução Instagram/Beatriz Ferreira Beatriz Ferreira defendeu seu cinturão do peso leve (até 60kg) e venceu por por decisão unânime a francesa Licia Boudersa - em 14/12/2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Phil Noble/Direitos Reservados Soccer Football - Premier League - Liverpool v Fulham - Anfield, Liverpool, Britain - December 14, 2024 Fulham's Andreas Pereira scores their first goal REUTERS/Phil Noble EDITORIAL USE ONLY. NO USE WITH UNAUTHORIZED AUDIO, VIDEO, DATA, FIXTURE LISTS, CLUB/LEAGUE LOGOS OR 'LIVE' SERVICES. ONLINE IN-MATCH USE LIMITED TO 120 IMAGES, NO VIDEO EMULATION. NO USE IN BETTING, GAMES OR SINGLE CLUB/LEAGUE/PLAYER PUBLICATIONS. PLEASE CONTACT YOUR ACCOUNT REPRESENTATIVE FOR FURTHER DETAILS.. TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)