Seis municípios elegeram seus novos prefeitos; confira os resultados

As eleições foram tranquilas em Cristiano Otoni (MG), Guaraqueçaba (PR

Publicado em 04/06/2017 - 19:44 Por Débora Brito - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Urna eletrônica

Nos seis municípios, quem não compareceu para votar deve justificar a ausência até 3 de agosto Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Eleitores de seis municípios escolheram hoje (4) novos prefeitos e vices. Os municípios que tiveram eleições suplementares neste domingo foram: Cristiano Otoni (MG), Guaraqueçaba (PR), Moreira Sales (PR),  Taguatinga (TO), Tomé-Açu (PA) e Tacuru (MS),

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convocou novas eleições para estes municípios em razão de perda ou cassação de mandato ou irregularidades no registro de candidaturas dos nomes eleitos na última eleição municipal.

Na votação de hoje, 56,31% dos eleitores de Cristiano Otoni (MG) escolheram José Élcio de Resende (PSB). A taxa de comparecimento dos eleitores foi de 85,99%. Os votos nulos e brancos somaram mais de 10% do total das escolhas.

Em Taguatinga (TO), 80,42% dos eleitores compareceram às urnas. A apuração dos votos foi encerrada às 17h30 e apontou Altamirando Zequinha (PV) como vencedor, com 55,08% dos votos válidos.

Em Tomé-Açu, no Pará, a apuração também ocorreu em menos de uma hora depois do encerramento das votações. O resultado foi favorável para a candidata Aurenice Ribeiro (PMDB), eleita com 35,42% dos votos. O município registrou o comparecimento de 76,49% dos eleitores.

No interior do Paraná, os municípios de Guaraqueçaba e Moreira Sales elegeram respectivamente os peemedebistas Ariad Júnior e Rafael Bolacha, ambos com 56% dos votos.

Em Tacuru (MS), venceu Carlinhos Pelegrini (PMDB), que recebeu 51% dos votos válidos.

Segundo os tribunais regionais eleitorais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Tocantins, a votação de hoje foi tranquila, sem nenhum registro de ocorrência grave.

A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até 23 de junho. Os eleitores que não puderam votar têm até 3 de agosto para justificar a ausência.

Outros municípios devem passar pelo mesmo processo ao longo do ano. Só em Minas, três cidades devem escolher novos gestores no próximo mês e outros seis municípios estão com processos pendentes no Tribunal Regional Eleitoral.

Edição: Lidia Neves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Gasolina
Economia

Inflação de julho foi puxada por preços da gasolina e eletricidade

Segundo IBGE, os combustíveis, de uma forma geral, subiram 3,12%, devido a aumentos de preços no óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e gás veicular (0,56%).

Comércio de rua em Brasília.
Economia

Inflação oficial fica em 0,36% em julho, diz IBGE

Com o resultado, o IPCA acumula taxas de inflação de 0,46% no ano e de 2,31% em 12 meses, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Destruição provocada por explosão em Beirute
Internacional

Mortes por explosão em Beirute sobem para 154

Ministro da Saúde, Hamad Hasan, disse que uma em cada cinco, das 5 mil pessoas feridas na explosão de terça-feira (4), precisou de hospitalização e 120 estavam em estado crítico.

Aplicativo Caixa Tem
Economia

Caixa credita hoje auxílio emergencial para nascidos em junho

O auxílio, com parcelas de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras), foi criado para reduzir os efeitos da crise econômica causada pela pandemia da covid-19.

Geral

No Rio, deslizamento no morro da Mangueira atinge 12 casas

Defesa Civil isolou a área atingida e equipes aguardam a retirada do material que deslizou para avaliar o estado das casas. Vinte agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal estão a postos.

bola liga dos campeões
Esportes

Liga dos Campeões da Europa retorna com jeito de Copa do Mundo

Torneio terá jogos sem torcida e reta final será disputada em Lisboa, em jogo único, nos estádios José Alvalade (Sporting) e da Luz (Benfica).