Eleição suplementar em Teresópolis transcorre em clima tranquilo

Publicado em 03/06/2018 - 11:39 Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil  - Rio de Janeiro

A eleição suplementar de hoje (3) em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, para escolher o prefeito e vice-prefeito do município, foi aberta às 8h sem registro de problemas. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), não foram registrados até por volta das 11h nenhuma intercorrência nem casos de boca de urna.

Os cerca de 126 mil eleitores de Teresópolis voltam às urnas hoje, depois que o prefeito Mário Tricano e seu vice, Darcy Sandro Dias, tiveram seus registros de candidatura das eleições 2016 indeferidos em dezembro de daquele ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), logo depois de terem sido diplomados.

Tricano se mantinha no cargo devido a uma liminar do então ministro do TSE Gilmar Mendes, que acabou sendo revogada depois que o prefeito desistiu do processo. A candidatura foi impugnada pelo Ministério Público, sob a justificativa de que Tricano foi condenado em 2008 por abuso de poder econômico.

A votação vai até as 17h. O resultado deve ser conhecido ainda hoje, após as 18h. Poderão votar somente os eleitores que se alistaram ou transferiram seus domicílios eleitorais até o dia 3 de janeiro de 2018, já que o cadastro eleitoral deve ser encerrado até 150 dias antes de cada eleição. Quem estava com o título cancelado e regularizou a situação até o dia 2 de maio também pode votar no pleito suplementar.

Ao todo, nove chapas concorrem na eleição de hoje. São elas, respectivamente para prefeito e vice: Carlos Filho (DEM) e Luís Porto (DEM); Milton Rodrigues (PSDB) e Alessandro Cahet (PSDB); Luiz Ribeiro (MDB) e Hygor Faraco (MDB); Maria Corrêa Bertoche (PSOLl) e Valdir Junior (Psol); Nelson Durão (PRP) e Gilson Paim (PRP); Roberto Petto Gomes (SD) e Lisle Carvalho (SD); Odenir Moreira (PP) e Marcus Ramos (PP); Roberto Alves Filho (PT) e Elson Paulo (PT); e Vinícius Claussen da Silva (PPS) e Ari Junior (PPS).

No estado do Rio de Janeiro, Teresópolis é o único município com eleição suplementar hoje. No dia 24, eleitores de Cabo Frio e Rio das Ostras (RJ) também voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos, além dos de Santa Luzia, Itanhomi e Timóteo (MG) e Moju (PA). 

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias