Há 15 anos, morreu o poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto

Publicado em 09/10/2014 - 07:30 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Reconhecido na literatura brasileira pelas poesias modernistas, ele divide com Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira o título de maior poeta brasileiro depois dos anos 40. Uma das obras mais importantes de João Cabral de Melo Neto é Morte e Vida Severina, poema que ganhou expressão  no teatro, no cinema, na TV e na música popular. Em sua obra demonstra a preocupação com a realidade nordestina e denuncia a miséria.

 

Em 1968, João Cabral de Melo Neto foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Ele morreu em casa, em 9 de outubro de 1999, enquanto rezava de mãos dadas com a esposa, a poetisa Marly de Oliveira.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Educação

Bahia: "Bora Checar" vai capacitar estudantes no combate as fake news

Alunos do ensino médio de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos no estado da Bahia estão aprendendo uma série de ferramentas para lidar com o combate às chamadas fake news. 

Baixar arquivo
Geral

Mais da metade da população é a favor do Horário de Verão

A pesquisa ouviu 3 mil pessoas e quase 55% dos entrevistados veem com bons olhos a mudança nos relógios em 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo federal vai liberar R$ 500 milhões para enfrentamento ao fogo

O governo federal anunciou, nesta terça-feira, uma série de medidas para combate aos incêndios no país. A primeira será a liberação de R$ 500 milhões para o enfrentamento ao fogo.

Baixar arquivo
Justiça

Júri popular vai julgar dois acusados pelo assassinato de Bruno e Dom

Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília, retirou as acusações contra Oseney por falta de provas nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. 

Baixar arquivo
Esportes

Campanha Histórica: Lula recebe paratletas no Palácio do Planalto

A campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris foi histórica, com o quinto lugar no quadro de medalhas.

Baixar arquivo
Internacional

Série de explosões no Líbano mata 8 pessoas e deixa 2.800 feridos

Líbano: No Líbano, uma série de explosões simultâneas matou oito pessoas e deixou mais de 2.800 feridas. Entre as vítimas estão integrantes do Hezbollah, que culpou Israel pelos ataques e prometeu vingança. Uma câmera flagrou o momento em que a bolsa de um homem explode.

Baixar arquivo