O ex-beatle George Harrison só voltou a fazer um show no Reino Unido mais de duas décadas depois de deixar a banda. Em 6 de abril de 1992, o compositor e guitarrista se apresentou no Royal Albert Hall, em Londres. O que era para ser o início de uma turnê, acabou por ser uma despedida, já que foi a última apresentação completa de Harrison antes de sua morte.
Os Beatles haviam deixado de fazer turnê em 1966. Os shows se tornaram inviáveis, já que o som era incapaz de concorrer com a euforia dos fãs.
Fora da banda, Harrison empreendeu uma turnê solo em 1974. Depois disso só voltou à estrada em 1991, com o incentivo do amigo Eric Clapton, mas só tocou em um país. Foram duas apresentações no Japão.
No ano seguinte, três dias antes das eleições britânicas, o retorno aos palcos de Londres teve um viés político. George Harrison fez um show como demonstração de apoio ao Natural Law Party, um grupo político que tinha como princípio a meditação transcendental.
De acordo com o ex-beatle, ele teria uma mudança total e não apenas uma escolha entre esquerda e direita.
A nostalgia da beatlemania reinou naquela noite. Para levar os fãs ainda mais à loucura, George Harrison recebeu o baterista Ringo Star e o guitarrista Gary Moore para tocar While my guitar gently weeps.
O show ainda contou com uma participação do guitarrista Joe Walsh no encerramento.
Não foi permitida nenhuma filmagem comercial do evento. Depois dessa apresentação icônica, George Harrison não fez mais shows como esse.
Em 1998, o músico anunciou que lutava contra um câncer e morreu aos 58 anos, em novembro de 2001.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
* Título corrigido às 12h23.