História Hoje: há 30 anos, George Harrison fazia última apresentação

Publicado em 06/04/2022 - 12:15 Por Sheily Noleto - Repórter da Rede Nacional de Rádio - Brasília

O ex-beatle George Harrison só voltou a fazer um show no Reino Unido mais de duas décadas depois de deixar a banda. Em 6 de abril de 1992, o compositor e guitarrista se apresentou no Royal Albert Hall, em Londres. O que era para ser o início de uma turnê, acabou por ser uma despedida, já que foi a última apresentação completa de Harrison antes de sua morte.

Os Beatles haviam deixado de fazer turnê em 1966. Os shows se tornaram inviáveis, já que o som era incapaz de concorrer com a euforia dos fãs.

Fora da banda, Harrison empreendeu uma turnê solo em 1974. Depois disso só voltou à estrada em 1991, com o incentivo do amigo Eric Clapton, mas só tocou em um país. Foram duas apresentações no Japão.

No ano seguinte, três dias antes das eleições britânicas, o retorno aos palcos de Londres teve um viés político. George Harrison fez um show como demonstração de apoio ao Natural Law Party, um grupo político que tinha como princípio a meditação transcendental.

De acordo com o ex-beatle, ele teria uma mudança total e não apenas uma escolha entre esquerda e direita.

A nostalgia da beatlemania reinou naquela noite. Para levar os fãs ainda mais à loucura, George Harrison recebeu o baterista Ringo Star e o guitarrista Gary Moore para tocar While my guitar gently weeps.

O show ainda contou com uma participação do guitarrista Joe Walsh no encerramento.

Não foi permitida nenhuma filmagem comercial do evento. Depois dessa apresentação icônica, George Harrison não fez mais shows como esse.

Em 1998, o músico anunciou que lutava contra um câncer e morreu aos 58 anos, em novembro de 2001.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

* Título corrigido às 12h23.

Edição: Rede Nacional de Rádio/ Renata Batista

Últimas notícias
Justiça

Decisão do STF pode invalidar direitos trabalhistas, diz especialista

Rodrigo Carelli, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, avalia que a decisão do STF sobre o vínculo entre motoristas de aplicativo e plataformas, pode atingir a todos os trabalhadores. O jurista organizou uma carta, com mais de 500 assinaturas, alertando sobre o risco do julgamento retirar da justiça do trabalho a competência para decidir sobre a relação trabalhista

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Militar recaptura dois fugitivos de presídio em Minas Gerais

Nove presos fugiram do Presídio de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Dois foram recapturados nesta quinta-feira. 

Baixar arquivo
Política

Proposta do novo Código Eleitoral prevê fim da reeleição

O relator do projeto, senador Marcelo Castro, apresentou aos líderes partidários as principais mudanças que devem ser levadas a votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Baixar arquivo
Cultura

Museu das Favelas apresenta exposição Rap em Quadrinhos

A mostra traz 19 personalidades do rap nacional retratadas como super-heróis e super-heroínas das histórias em quadrinhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

STF julga pauta verde, que cobra plano de preservação ambiental

As ações são de partidos políticos e da Procuradoria-Geral da República ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os partidos pedem o reconhecimento da omissão dos membros do executivo, para impedir o avanço do desmatamento na Amazônia

Baixar arquivo
Justiça

TSE multa Haddad em R$ 10 mil por propaganda eleitoral irregular

A corte entendeu que Fernando Haddad impulsionou no Google resultados positivos sobre ele quando buscas eram feitas com o nome do adversário nas eleições de 2022. 

Baixar arquivo