Maria Marighella toma posse como presidenta da Funarte

Publicado em 03/03/2023 - 11:19 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pela primeira vez em sua história, a Funarte, Fundação Nacional das Artes, será presidida por uma mulher negra. A atriz, gestora cultural e vereadora licenciada de Salvador Maria Marighella tomou posse na noite desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. A nova presidenta prometeu uma relação mais direta da Funarte com o povo, respeitando a diversidade nacional.

A Funarte é responsável por fomentar as diversas formas de arte e cultura no país e está ligada ao Ministério da Cultura, recriado no Governo Lula. A ministra Margareth Menezes reforçou que o momento é de retomar a importância da pasta e de seus órgãos colegiados depois do que ela chamou de processo de desmonte

A baiana Maria Marighella tem 47 anos e é neta do escritor e guerrilheiro Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional, assassinado pela ditadura militar em 1969. Ela já ocupou o posto de coordenadora de teatro da Funarte e também trabalhou na Fundação Cultural da Bahia e na Secretaria de Cultura do mesmo estado. Para assumir a Funarte, se licenciou do seu primeiro mandato como vereadora de Salvador pelo PT. 

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Lula reitera apoio ao RS e ao povo gaúcho para enfrentar tragédia

Durante visita ao Rio Grande do Sul, devido às intensas chuvas que atingem o estado desde a última segunda-feira, o presidente Lula garantiu o apoio à população e deixou um recado para o povo gaúcho.

Baixar arquivo
Cultura

Madonna supera expectativa de público e encerra turnê em grande estilo

O show da cantora Madonna na praia de Copacabana, neste sábado, superou as expectativas e reuniu 1,6 milhão de pessoas, de acordo com cálculos da Prefeitura do Rio de Janeiro. Inicialmente, um público de 1,5 milhão de pessoas era esperado no espetáculo.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco manifesta solidariedade às vítimas da tragédia no RS

O Papa Francisco manifestou, neste domingo, solidariedade às famílias afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas.

Baixar arquivo
Geral

Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

Baixar arquivo
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo