Governo antecipa benefícios previdenciários a atingidos pelas chuvas

Adiantamento só não vale a quem é beneficiário em caráter temporário

Publicado em 05/05/2024 - 13:21 Por Carolina Pessoa - Rio de Janeiro

Moradores dos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas terão acesso ao pagamento antecipado dos benefícios previdenciários, que vão passar de junho para maio, inclusive os de prestação continuada.

O objetivo é ajudar beneficiários que estejam em dificuldades por causa da situação de calamidade pública, neste que é o pior desastre climático da história gaúcha.

A medida faz parte de uma portaria conjunta do INSS e Ministério da Previdência Social, assinada na última sexta-feira. Com isso, os pagamentos que seriam em 24 de junho serão pagos juntamente com os de maio.

Não terão direito ao adiantamento aqueles segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.

 

 

Edição: Nadia Coelho/Israel do Vale

Últimas notícias
Geral

Como proteger crianças e adolescentes na internet

Denúncias sobre abuso sexual de crianças na internet bateram recorde em 2023. Especialistas defendem maior vigilância das redes sociais e o diálogo entre pais e filhos como algumas das medidas para enfrentar crimes virtuais. 

 

Baixar arquivo
Geral

Entenda a tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril causaram estragos que ainda não foram calculados.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF vai acompanhar medidas para proteger povos indígenas ameaçados

As medidas foram determinadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que apontou, em julho do ano passado, "extrema gravidade" enfrentada pelos povos Yanomami, Ye'Kwana e Munduruku, que somam quase 50 mil pessoas em Roraima, Amazonas e Pará, e são afetados pelas invasões e atividades ilegais de mineração. 

Baixar arquivo
Internacional

Homem morre após tentar incendiar sinagoga na França

O crime ocorreu na cidade de Rouen, no noroeste da França, a 140 km de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Marina Silva fala sobre o futuro do Meio Ambiente

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou nesta sexta-feira a importância de ações preventivas em áreas de risco, especialmente diante de grandes catástrofes como a recente no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Vice-governador apresenta proposta de “cidades temporárias"

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, apresentou nesta sexta-feira uma proposta de criação de "cidades temporárias" nos municípios da Região Metropolitana.

Baixar arquivo