Pioneira do funk, MC Katia morre no Rio

Publicado em 14/08/2023 - 14:00 Por Tatiana Alves, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Morreu neste domingo (13), aos 47 anos, MC Katia, uma das primeiras artistas femininas a se destacar no funk carioca. Ela estava internada no CTI do Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, devido a complicações de um mioma diagnosticado no ano passado e retirado em julho. Diagnosticada com trombose, também teve que amputar a perna e parte de um dos pés. Kátia também tinha problemas nos rins. No hospital, recebeu a visita da vereadora Verônica Costa que era dona da produtora de funk Furacão 2000, onde MC Katia começou.

A funkeira dividiu as atualizações sobre a doença com seus seguidores. A morte da cantora gerou comoção em diversos nomes do funk, como Tati Quebra- Barraco, que escreveu em seu Instagram, que Mc Kátia será eterna no funk. Valesca Popozuda também lamentou a morte escrevendo que está muito triste pela passagem da Mc, que foi uma guerreira.

O sepultamento será por volta das 16h, no Cemitério São Francisco Xavier, mesmo local do velório. Katia deixa uma filha, dois netos e o marido, o DJ e produtor Leonardo - que trabalhava com ela.

Mc Kátia iniciou no funk em 2001. A primeira música a fazer sucesso foi “ A tá, vai me pegar”, na qual debocha de mulheres que querem bater nela. Dona de uma voz inconfundível e expressiva, também foi uma das primeiras a abordar o sexo em suas músicas, com a faixa “Cabeça para baixo” seu trabalho mais conhecido, em 2008. Depois de uma pausa devido a um acidente seguido de uma depressão, a MC retomou carreira em 2020, quando participou junto com Valesca Popozuda, Mc Carol de Niterói e Tati Quebra Barraco, do clip Rainha da Favela, de Ludmilla. 

Edição: Aline Cordeiro

Últimas notícias
Geral

Doações por PIX chegam a R$ 92 milhões para o governo do RS

O governo gaúcho arrecadou, até o momento, mais de R$ 92 milhões em doações via Pix na campanha 'SOS Rio Grande do Sul'.

O estado reativou o canal de doações utilizado no ano passado, vinculado à conta bancária aberta pelo Banrisul.

Baixar arquivo
Geral

Maior navio de guerra da América Latina está no Rio Grande do Sul

O maior navio de guerra da América Latina chegou ao Rio Grande do Sul neste sábado (11).

Baixar arquivo
Geral

Governo facilita importação de produtos usados para o RS

Pelos próximos 30 dias, as doações internacionais ao Rio Grande do Sul vão poder entrar no país sem dificuldades.

Baixar arquivo
Geral

Pelo menos 290 unidades de saúde afetadas pelas chuvas no RS

O Rio Grande do Sul terá mais três hospitais de campanha instalados pelo Ministério da Saúde.

Com isso, já somam cinco as unidades montadas nesta semana para auxiliar o estado que sofre com as enchentes provocadas pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético Mineiro faz treino aberto para doar renda ao RS

Na manhã de sábado (11), o Clube Atlético Mineiro realizou um treino aberto na Arena MRV, em Belo Horizonte, para ajudar as vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Ligue 180 cria canal para atender mulheres vítimas das chuvas no RS

A Central de Atendimento à Mulher começou a prestar atendimento prioritário às vítimas das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.  

Baixar arquivo